João Anatalino

A Procura da Melhor Resposta

Textos


´PENSANDO A POESIA

O poeta passeia pela relva & Sente o quanto ela é macia e cheirosa.  Nota o quanto ela é verde  & ouve a voz do vento,
cantando enquanto a penteia. Percebe a imensidade da vida que ela hospeda & nela se deita com amor.
Enquanto isso os outros pisam nela.
 
Um poeta presta culto á beleza porque ela é a única deusa que não fecha seu templo à noite.
E paga tributo á ela porque é única autoridade que jamais os abandona depois de ser eleita.
 
A poesia é a forma mais eficiente que o espírito humano encontrou para dizer tudo o que pensa em poucas palavras.
Um filósofo precisa de quinhentas páginas para explicar porque o amor é o mais nobre e o mais poderoso dos sentimentos.  Vinicius e Camões só precisaram de quatorze versos.
 
Um poeta com sua lira pode levar multidões á guerra. Pode construir estados e destruí-los. Pode entronar e destronar reis, criar deuses, matá-los e depois  enterrar suas cabeças na areia.
Um poeta com sua lira também contar mais mentiras em um único verso do que um político durante sua vida inteira.
 
Desde o início do mundo todas as grandes potências da história procuraram montar poderosos exércitos para subjugar os demais povos. Israel escreveu um livro. Adivinhem quem ainda está mandando. 
 
 
João Anatalino
Enviado por João Anatalino em 01/11/2012
Alterado em 01/11/2012


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras