João Anatalino

A Procura da Melhor Resposta

Textos


OS QUATRO ELEMENTOS


“E disse também Deus: faça-se o firmamento no meio das águas e separe-se umas águas das outras águas. (...) As águas, que estão debaixo do céu, ajuntem-se num só lugar e apareça o elemento árido. E assim se fez.” Gênesis, 1:6,9


O espírito de Deus no vácuo se manifestou,
No que foi o primeiro dos seus momentos;
Surgiu a luz; das trevas Ele logo a separou,
Com ela fez os quatro principais elementos.

Fogo, terra, ar, e a água com vida enxertada,
Deram forma ao universo nos seus planos.
A terra seca, do meio da água foi separada,
E todas as águas se ajuntaram em oceanos.

Mas na terra que se elevou sobre os mares,
Deus colocou o verde pulmão que floresce,
Nas densas florestas que purificam os ares.


Para que a terra fosse servida em seu desejo,
Fez o sol, que todo dia o corpo dela aquece,
Engravidando-a com o calor de cada beijo.

 


OS QUATRO ELEMENTOS

A teoria segundo a qual o universo seria formado por quatro elementos fundamentais tem origem na Grécia entre os filósofos pré-socráticos, embora na Índia, desde tempos anteriores ao período clássico essa teoria também já fosse cultivada. Foram os gregos, porém que a popularizaram e a desenvolveram na forma como ela se tornou conhecida e aplicada no ocidente. Para Empédocles a natureza seria formada por quatro elementos: ar, terra, fogo e água. Assim, tudo, no universo e no ser humano seria uma mistura desses quatro elementos. Já para os pitágóricos, os quatro elementos seriam na verdade as quatro propriedades da matéria, ou seja, quente, frio, úmido e seco, que seriam as propriedades do ar(frio), água(úmido) fogo(quente) e seco(terra). Essas propriedades seriam resultantes de combinações e dissociações numéricas que a natureza fazia em suas ações combinatórias. Aristóteles aceitou a teoria dos quatro elementos, adicionando a eles um quinto: o éter, ou seja a quinta essência do universo.Assim, toda a ciência ocidental passou a trabalhar com essas hipóteses, dando origem á maioria do conhecimento que hoje temos sobre o assunto. 
A ciência atual trabalha com três estados da matéria: sólido, líquido e gasoso, não incluindo o fogo (calor) como elemento em si, mas apenas como agente transformador desses estados.


O TESOURO DOS SÁBIOS, PG 13



João Anatalino
Enviado por João Anatalino em 03/11/2012
Alterado em 10/11/2012


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras