João Anatalino

A Procura da Melhor Resposta

Textos


NÃO EXISTE ALMPÇO DE GRAÇA
 
Um crocodilo faminto capturou um filhote de gamo e devorou sua presa com tanta pressa, que muitos restos de carne ficaram presos nos vãos das suas presas mortais. Isso o incomodava muito. Mergulhou nas águas do rio e lavou a enorme bocarra muitas vezes, mas os fiapos de carne não saíram. Pensou que eles logo apodreceriam em sua boca e além do péssimo hálito que exalariam, denunciando a sua presença de longe e prejudicando futuras caçadas, sua poderosa dentadura poderia apodrecer, pois já percebera que uma colônia de vermes se alojara no meio deles.
Foi então que percebeu um bando de pássaros chafurdando as margens do rio á procura de insetos e moluscos para comer. Imaginou logo um estratagema. Chamou os pássaros e disse-lhes: “Hei amigos. Vocês não precisam passar o dia inteiro nesse charco procurando comida. No meio dos meus dentes há comidasuficiente para todos vocês. “Façam um favor para mim e para vocês mesmos.” “Limpem os meus dentes desses vermes que estão instalados neles. Assim vocês terão uma refeição fácil e me prestarão um favor pelo qual lhes serei eternamente grato.”
Os pássaros, vendo aquela imensa colônia de vermes nos dentes do crocodilo, logo se puseram a bicar a imensa dentadura e a limpá-la. Logo eliminaram os vermes e retiraram os detritos que estavam presos entre eles. Assim a boca do crocodilo ficou limpa e seus mortíferos dentes completamente asseados. Os pássaros também estavam satisfeitos e alimentados. Mas antes que pudessem agradecer ao crocodilo pela lauta refeição que ele lhes oferecera, ele fechou a enorme mandíbula e engoliu a todos com uma bocada só.
Moral da história. Primeiro: Crocodilo é sempre crocodilo. Segundo: nunca confie em que tem a boca muito grande. Terceiro: não existe refeição de graça.   
 
 
João Anatalino
Enviado por João Anatalino em 30/05/2013
Alterado em 31/05/2013


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras