João Anatalino

A Procura da Melhor Resposta

Textos


PNL- O RESULTADO DA NOSSA COMUNICAÇÃO É A RESPOSTA QUE RECEBEMOS.
 
Um dos fundamentos da PNL é a assertiva de que “o resultado da sua comunicação é a resposta que você recebe.” Esse pressuposto significa que o único responsável pela resposta que nós recebemos do mundo que nos escuta, vê e sente somos nós mesmos. Se mandamos a mensagem incorreta, ou incompleta, ou ainda incompreensível, certamente receberemos uma resposta também incorreta, incompleta ou incompreensível. E com ela vem a mágoa, a incompreensão, os conflitos, as desavenças, os dissabores, ou que quisermos chamar esses nossos desencontros de comunicação.
Eis abaixo duas interessantes metáforas que ilustram bem esses desencontros. Elas foram criadas por praticantes de PNL .
 
  1. Coloque a pontuação.
 
Um milionário, em estado terminal, já com a mente comprometida resolveu escrever seu testamento.  
“ Eu, fulano de tal, deixo meus bens para os pobres meus irmãos não pagar conta do advogado.” Antes de colocar a devida pontuação, ou de fazer as devidas correções para tornar o texto inteligível, o milionário morreu.
O testamento foi apresentado aos interessados, onde cada um interpretou a seu modo. Os irmãos fizeram a seguinte interpretação: “Deixo meus bens para os pobres meus irmãos. Não pagar a conta do advogado.            
Já o advogado, que não gostou nada do texto, fez a sua interpretação. “Deixo os meus bens para aos pobres. Meus irmãos não. Pagar a conta do advogado.
Qual é a sua interpretação?
 

  1. Um homem de negócios acabara de apagar as luzes da loja quando um homem apareceu e exigiu dinheiro. O proprietário abriu uma caixa registradora. O conteúdo da caixa foi esvaziado e o homem saiu correndo. Um membro da polícia foi notificado imediatamente.      (Fonte: Curso Practtitioner- SBPNL)
  2. Escolha verdadeiro ou falso em cada uma das afirmações sobre essa informação:
  3. Um homem apareceu após o proprietário ter apagado as luzes da loja.
  4. O ladrão era homem.
  5. O homem que abriu a caixa registradora era o proprietário.
  6. O proprietário da loja esvaziou a caixa registradora e fugiu.
  7. Alguém abriu uma caixa registradora.
  8. Depois de esvaziar a caixa registradora, o homem fugiu.
  9. O ladrão exigiu dinheiro do proprietário.
  10. Há três pessoas nessa informação: o proprietário da loja, um homem que pediu dinheiro e um policial.
  11. Os seguintes acontecimentos são verdadeiros: alguém que exigiu dinheiro, uma caixa registradora que foi aberta, seu conteúdo foi esvaziado, alguém saiu correndo da loja e um policial foi avisado.
Você conseguiu entender o que realmente aconteceu? Se entendeu, você é um gênio. Analise bem as suas respostas e veja se você conseguiria sustentá-las frente a um delegado, promotor ou juiz.
João Anatalino
Enviado por João Anatalino em 25/07/2013
Alterado em 25/07/2013


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras