João Anatalino

A Procura da Melhor Resposta

Textos



  
Sidarta Gautama, o Buda, viveu toda sua vida de filósofo e asceta, tentando descobrir a causa do sofrimento. Todos os seus esforços eram dirigidos nesse sentido. Sua doutrina era baseada nas ”quatro nobres verdades, que são: A Verdade Nobre sobre o sofrimento; a Verdade Nobre sobre como surge o sofrimento; A Verdade Nobre sobre como dar fim ao sofrimento; A Verdade Nobre sobre o Caminho que produz o fim do sofrimento.
Uma antiga anedota diz que certa vez, meditando profundamente nessas questões, ele sonhou que era levado a um lugar de intenso sofrimento, onde as pessoas viviam desesperadas e famintas, se dilacerando umas ás outras. No entanto, ele notou que no meio daquele lugar horrível havia um enorme caldeirão cheio com uma cheirosa e suculenta sopa. E todos tentavam comer dela, mas as colheres tinham cabos maiores que os braços das pessoas. Assim, eles não conseguiam levar comida à boca. A sopa se perdia no chão.  
Em seguida ele sonhou que estava em outro lugar, exatamente igual ao primeiro, onde as pessoas pareciam muito felizes e bem alimentadas. Uma doce harmonia se espalhava pelo ambiente. As pessoas cantavam e dançavam numa extrema felicidade. Então ele notou que no centro daquele lugar maravilhoso havia um caldeirão de sopa exatamente igual ao que havia no lugar horroroso que visitara antes. E as colheres tinham cabos tão compridos como as que ele vira no outro lugar.
Então ele se perguntou: “Como as pessoas podem ser tão diferentes vivendo em lugares tão semelhantes e com as mesmas condições?”
E uma voz lhe respondeu: “é que aqui eles aprenderam a se ajudar. Um alimenta o outro e assim todos conseguem comer.”  
 
João Anatalino
Enviado por João Anatalino em 29/07/2013
Alterado em 02/08/2013


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras