João Anatalino

A Procura da Melhor Resposta

Textos


A HISTÓRIA DE ANITA

Anita tinha dez anos de idade e morava numa favela, na periferia da cidade. Seus pais, muito pobres, eram muito conformados e não acreditavam que, um dia, pudessem melhorar de vida. Em consequência, a aparência de Anita refletia aquela vida sem esperança em que ela vivia. Ela frequentava a escola local, e sempre se apresentava suja, mal vestida, com uma aparência desleixada, os cabelos em desalinho, tudo denotando o total abandono e a descrença no futuro, que era a tendência das pessoas que viviam naquele ambiente pouco saudável.
Havia na escola de Anita uma professora muito bondosa. Ela sentia uma pena enorme da menina, e seu coração se apertava ao ver uma criança tão bonita ser criada daquele jeito. Sofria ao vê-la suja, maltrapilha, com aqueles cabelos desgrenhados e os dentes puídos.
Um dia ela resolveu fazer alguma coisa. Depois de obter o consentimento dos pais dela, ela a levou para sua casa e lhe deu um belo banho. Depois foi com ela a uma loja e comprou-lhe belas roupas novas. Levou-a ao dentista, que a ensinou a tratar dos dentes.
Quando a menina voltou para casa, á noite, seus pais quase não a reconheceram. Sua mãe, ao ver o quanto ela era bonita, resolveu que não ia deixar mais que ela ficasse tão suja e fosse para a escola tão desarrumada. Assim, passou a exigir que a menina tomasse banho todo os dias, escovasse os dentes e praticasse, regularmente, bons hábitos de higiene. E ela mesma, que nunca se preocupara com tais coisas, passou a se comportar dessa forma e exigir, de todos os membros da família, um comportamento similar.
O pai, vendo a nova imagem da filha, linda, limpa, comportada, e mediante a pressão da esposa, que passou a exigir uma lmelhor qualidade de vida para a família, ficou com vergonha e começou a trabalhar com mais afinco. Logo conseguiu economizar dinheiro suficiente para melhorar as condições de sua casa, fazendo dela a mais bonita e confortável da favela.  
Seus vizinhos, vendo a beleza daquela casinha, o automóvel na garagem, e a prosperidade que havia na casa de Anita, se sentiram constrangidos, e começaram a arrumar seus  barracos de tal forma, que em pouco tempo, a maioria deles havia se tranformado em casinhas limpas e arrumadas. A Prefeitura, vendo o progresso que se instalara ali,  se viu abrigada a colocar os serviços públicos necessários, e assim, a antiga favela se transformou num bonito bairro, com imóveis valorizados e uma boa qualidade de vida.
Tudo começou com o pequeno gesto de uma professora condoída com a situação de uma desconhecida garotinha. Hoje, a escola do bairro, que foi a antiga favela, leva o seu nome. Anita é a diretora.
As vêzes, um pequeno e descompromissado gesto pode mais do que toda a nossa indignação.  
      

 

João Anatalino
Enviado por João Anatalino em 12/08/2013


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras