João Anatalino

A Procura da Melhor Resposta

Textos


O MUNDO É UM ESPELHO
 
Numa cidade turística do interior, certo dia, chegou um sujeito solicitando informações sobre a cidade. Era um cara muito mal humorado e arrogante, que já chegou falando mal da estrada, reclamando do tempo, criticando a fila que teve que pegar para falar com a recepcionista e outras coisas. Parecia estar muito mal com a vida. Depois de perguntar sobre as atrações turísticas da cidade, quis saber que tipo de gente morava ali. A jovem que dava as informações, com um sorriso cativante, respondeu com outra pergunta: “ Que tipo de gente mora lá na cidade de onde o senhor veio?”
“Pessoas desagradáveis, egoístas, mal humoradas, chatas, ignorantes”, respondeu o sujeito.
“ Aqui também o senhor só encontrará pessoas desse tipo”, respondeu a moça.
O sujeito saiu resmungando e ela começou imediatamente a atender outra pessoa. Era um senhor de rosto simpático, sorridente e bem humorado. As perguntas foram as mesmas. Inclusive sobre as pessoas que viviam na cidade. A resposta da recepcionista foi a mesma.
“Como são as pessoas na cidade de onde o senhor vem?”, perguntou a moça.
‘Ah! São ótimas. São alegres, cooperativas, simpáticas, solidárias,” respondeu o homem.
“Pois esse é o tipo de pessoa que o senhor encontrará na nossa cidade”, respondeu a moça, com o seu cativante sorriso.
Um homem, que estava atrás desse senhor, esperando a sua vez para perguntar, não pode conter-se e fez a pergunta: “Como é que você dá duas informações tão diferentes para as pessoas?”
“O mundo é como um espelho”, respondeu a moça. “Ele só reflete aquilo que você mostra para ele.” 
                                                     
                                  ***
 
Certa vez, um discípulo de Sócrates, o famoso filósofo grego, fez-lhe a seguinte pergunta: “ Mestre, como o senhor explica que o Aristides, sendo o que é, parece sempre tão infeliz?”
Aristides era o homem mais rico de Atenas. Tinha centenas de escravos e a maior propriedade da Grécia. Como político era também muito influente. Todos os atenienses o invejavam. Seu poder era imenso.
Sócrates respondeu: “ O problema do Aristides, é que onde quer que ele vá, ele leva consigo o Aristides.”  
 
O MUNDO É UM ESPELHO
 
João Anatalino
Enviado por João Anatalino em 29/08/2013


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras