João Anatalino

A Procura da Melhor Resposta

Textos


" AÇÃO E REAÇÃO"

AÇÃO E REAÇÃO
 
Eu porém digo-vos: não resistais ao mau; mas se alguém vos ferir na face direita, oferecei também a esquerda.” Mateus, 5;38.


 
Pois é assim que funciona este mundo:
Ação e reação –, eterno processo a fluir.
Se há uma força que nos leva ao fundo,
Existe outra que nos convida a emergir.
                       
Mas se ao fogo respondemos com fogo
O que fazemos é só atiçar uma fogueira.
Não haverá meio de virarmos esse jogo,
Se nesse lume ficarmos pondo madeira.
 
Este enunciando contém grande ciência:
Quando uma força não provoca reação,
Ela se anula na sua própria impotência.
  
Não reação é o que este preceito nos diz.
E que o instinto sempre dê lugar á razão.
Com essa arma Ghandi libertou seu país. 

           
Certa vez um grande mestre, ao sentir a proximidade da morte, chamou seu discípulo mais querido e disse:
– Vou dar-lhe a minha última lição. Olhe dentro da minha boca e diga o que está vendo.
– Vejo dentes apodrecidos, doentes, e uma língua vermelha, ainda bastante ativa– respondeu o discípulo.
– Sabes por que a língua resiste mais que os dentes? Porque estes são duros, inflexíveis, querem triturar tudo que a boca lhes apresenta. Eles trabalham com a força, enquanto a língua é flexível e trabalha com a paciência. Ela procura amolecer os alimentos antes de serem assimilados pelo organismo.
                                                   ***
Jesus nos ensinou a ser flexíveis, e não a sermos molengas ou covardes. O que ele quis nos dizer é que o homem sábio controla seus impulsos reativos em face de uma reação violenta, ou quando, de alguma forma, é ofendido. Ele sabe, por exemplo, que não existe ação sem um estímulo que a provoque. Se fomos agredidos, ou ofendidos, de alguma forma nós provocamos essa reação no ofensor. Por isso ele aconselha a sermos flexíveis em nossas reações. Envergar, como um ramo verde no campo, para resistir á força do vento. Os ramos mais duros quebram, os mais flexíveis sobrevivem. Não responder á violência, não é covardia. No mais das vezes, é a própria sabedoria.
Paz para todos.

 

 
João Anatalino
Enviado por João Anatalino em 09/09/2013
Alterado em 09/09/2013


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras