João Anatalino

A Procura da Melhor Resposta

Textos


NEM O GELO, NEM O FOGO
 
Um jovem pai, inexperiente, mas desejoso de dar a melhor educação possível ao seu filho que acabava de nascer, foi procurar um renomado educador, para receber alguns conselhos.
– O que o senhor aconselha, professor? Uma educação rígida, como aquela que meus avôs aplicavam, ou uma educação moderna, como a que vemos hoje em dia?
Depois de pensar um pouco, o professor perguntou: – Qual o objeto mais valioso que o senhor tem em sua casa?
Depois de alguns instantes pensando, o jovem respondeu.– Acho que é este relógio de ouro que meu pai me deixou. Ele já havia sido do meu avô e segundo disseram, do pai dele. É uma relíquia de muito valor – disse o jovem, puxando de uma gaveta, um relógio de bolso.
– Empreste-me esse relógio por alguns segundos– disse o professor.
Em seguida, o professor pediu ao jovem que lhe trouxesse dois bules, um com água fervente, outro com água gelada.
Sem entender muito o motivo daqueles estranhos pedidos, o jovem foi até a cozinha para providenciá-los. Alguns minutos depois voltou com os dois bules, um deles suando de tanto gelada que estava a água, o outro fumegando, tal era a fervura.
– Agora observe o que acontece quando eu jogo seu precioso relógio dentro da água fervente ou dentro da água gelada– disse o professor.
– Espera aí – disse o jovem assustado. – O Senhor não pode fazer isso. Em qualquer dos casos vai destruir o meu relógio.
– Pois é exatamente o que você fará com seu filho se adotar um desses tipos de educação – disse o professor.
– Entendi – respondeu o jovem. – Mas então o que devo fazer?
O professor então misturou os conteúdos dos dois bules. - Nem o gelo, nem o fogo.  Água morna. Aqui temos um bom tempero - disse o professor.   


METÁFORA- NEM GELO NEM FOGO
 
João Anatalino
Enviado por João Anatalino em 01/10/2013
Alterado em 01/10/2013


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras