João Anatalino

A Procura da Melhor Resposta

Textos


 

Uma vez, um grupo de quatro turistas americanos, juntamente com seu guia, estava escalando um pico nas Montanhas Rochosas, quando sobreveio uma terrível nevasca. Eles procuraram abrigo dentro de uma caverna, para esperar a tempestade passar. Estava anoitecendo e nada de a tempestade amainar. E eles viram que teriam de passar a noite naquela caverna. O termômetro estava abaixo de 20º C. E cada vez ia ficando mais frio. Então o guia falou. “Não temos nada para queimar. Assim, não podemos fazer uma fogueira. Até porque a caverna ficaria cheia de fumaça e nós morreríamos asfixiados. A solução, minha gente, é nós tiramos os nossos agasalhos e fazermos um cobertor coletivo. Depois nos abraçarmos todos, num bloco só, para que possamos passar calor uns para os outros. Então, os quatro turistas olharam detidamente uns para os outros, coisa que eles não tinham feito até então. Um deles era um negro que tinha vindo do sul do Mississipi. Ele odiava os brancos, que durante séculos havia oprimido os negros ali. Outro era um branco vindo do Alabama, membro da Klu-Klux-Klan e seu ódio pelos negros era uma coisa entranhada. O terceiro indivíduo era um judeu do Bronx. Não abria a mão nem para dizer bom dia. O quarto era um cowboy do Texas, metido a macho, daqueles que costumava dizer que a sua parte feminina era sapatão. O quinto era o guia, um sujeito de bom coração, mas sem nenhuma iniciativa. Bem, já sabemos o que aconteceu. O negro olhou para o branco racista e disse para si mesmo: “mas nem Deus me fará abraçar esse maldito lixo branco.” O branco também olhou para o negro e pensou a mesma coisa.” Abraçar um negro? Jamais!” O judeu,por sua vez, pensou que dividir o seu agasalho com os outros o tornaria mais pobre. O cowboy disse para si mesmo: “eu, me agarrar com esses cinco marmanjos? Mas nem morto!”
O guia, por sua vez, ficou olhando para os outros quatro, esperando que algum deles tomasse a iniciativa de por em prática a sua idéia. Como ninguém se habilitou, ele ficou na dele. Quando, pela manhã, a tempestade passou e uma equipe de resgate chegou, só encontraram na caverna cinco homens mortos, rígidos como blocos de gelo. Todos com os braços cruzados sobre o peito, como se tivessem defendendo algo de muito valioso.  
O maior terror vem dos fantasmas que nós mesmos criamos.  


 
João Anatalino
Enviado por João Anatalino em 04/11/2013
Alterado em 04/11/2013


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras