João Anatalino

A Procura da Melhor Resposta

Textos


                          O REINO DE DEUS
 
 
“Buscai primeiro o reino de Deus e sua justiça, e todas essas coisas vos serão dadas por acréscimo.”              
                                                                                                                         Mateus 6, 33.
 
                                              13_yod.gif
 
 
 
Foi assim que ensinou o nosso Mestre:
Não existe uma única coisa no mundo,
Nem o que se come ou o que se veste,
Que mereça o nosso pensar profundo.
 
Se em Deus nós confiarmos realmente,
Essas coisas ele nos dará e muito mais.
Que ele nos dê saúde e uma boa mente,
Que do resto a gente pode correr atrás.
 
Entretanto não se deve esperar sentado,
Que Ele forneça nosso pão de cada dia,
Pois de graça nenhum valor é estimado.
 
Que cada dia traga seu próprio cuidado.
Confie em Deus e trabalhe com alegria,
Que tudo o mais lhe será acrescentado.           
 
 
 
É por isso que Jesus disse: O reino de Deus está dentro de vós. E está mesmo. Está inscrito, como programa fundamental dentro do DNA de cada um de nós e já vem conosco no momento em que nascemos. Ele é o nosso cérebro. Ele é como o Windows. Cheio de ferramentas para que gente a possa fazer um monte de coisas com ele. Não é a toa que o autor desse formidável software deu esse nome ao programa. Windows, janela.
Janela aberta para o mundo é o nosso cérebro. É só abri-la e ver o que o mundo está nos oferecendo cada manhã. Talvez pareça a mesma visão todos os dias. Mas não é. Se você prestar atenção notará que alguma coisa nova foi acrescentada nessa paisagem. Um novo prédio que começou a ser construído, um novo modelo de carro, pessoas diferentes, que você nunca viu passando em frente á sua janela, uma flor que furou o asfalto e surgiu para a luz do dia, uma árvore que já estava lá ontem, mas você não havia prestado atenção. Talvez você mesmo tenha mudado e começou a ver as coisas por uma ótica diferente...
 
Todos os seres humanos foram dotados pelo Criador com os recursos necessários para a perfeita realização de suas missões na vida.
 
Esse pressuposto está inscrito nas próprias leis da natureza humana. A natureza é sábia e não faz nada que seja inútil ou destituída de sentido. Dessa forma, não deixa nascer no mundo uma só criatura que não seja importante para o seu propósito. 
Quando não estamos obtendo bons resultados em nossa vida é porque, de alguma forma, não conseguimos acessar de forma adequada as fontes de onde emanam esses recursos. Não estamos sabendo usar o nosso Windows. Essas fontes são uma herança inata de todas as espécies vivas, que no devido grau e na devida conta, lhes é concedida pela natureza a partir do momento em que cada espécime desponta para a vida. 
Essa herança – e não estamos falando aqui do gabarito biológico de cada espécie, mas sim de uma “informação” presente nas suas células desde o momento de sua aparição no mundo – é uma energia que atua dentro do nosso organismo. É ela que o leva se organizar física e neurologicamente de acordo com a propensão de sua espécie e das finalidades para as quais foi criada.
Essa propriedade inata que os organismos têm para buscar as suas próprias conformações já havia sido intuída por Aristóteles (384 – 382 a C.), que a chamou de enteléquia. Ele a descreveu como uma força que age no interior de cada um dos seres da natureza para fazê-lo atingir seu mais perfeito acabamento, ou seja, a finalidade para o qual foi engendrado. Jesus a chamou de Reino de Deus. Nomes diferentes para a mesma coisa, e utilização diversa para o mesmo soft. Aristóteles queria ensinar as pessoas a usar essa ferramenta para torná-las sábias  e eficientes em tudo que quisessem fazer. Jesus queria ensinar as pessoas a usá-la para se tornarem virtuosas, boas, honestas. Uma visão filosófica e uma visão religiosa.  
 
      Jesus e Aristóteles, se vivessem em nosso tempo, seriam hábeis programadores. Um seria guru outro seria coach. Talvez a soma dos dois fizesse um homem perfeito. Poucas pessoas souberam usar tão bem os cérebros que ganharam de Deus. O resultado é visível ainda hoje. Milhões de pessoas ainda veem o mundo pelos olhos deles e pelo que eles produziram nos seus Windows.
     Aristóteles acreditava que essa propriedade era comum a todos os elementos da natureza, fossem eles minerais, vegetais ou animais. No caso do ser humano, ela pode ser a informação primordial que nos é transmitida no momento exato em que somos concebidos.
     É essa informação matriz que nos organiza de certo modo e nos distingue como indivíduos pertencentes a uma determinada espécie em particular. Ela também nos leva a procurar em cada resposta dada à vida, uma superação da resposta anterior. Isso resulta no processo que chamamos de evolução. 
Dessa forma, enteléquia age no organismo forçando o seu desenvolvimento biológico e também age no aparelho psíquico humano, para fazer com que ele procure colocar, em cada manifestação emitida, uma qualidade superior.
Essa proposição significa também que seja qual for a nossa herança biológica ou social, é sempre possível, para qualquer um de nós, aprender a ser eficiente em nossos comportamentos, pois a informação primordial para chegarmos a esse resultado é uma herança compartilhada por todos os seres humanos. Só precisamos aprender a trabalhar adequadamente com essa matriz inicial e derivarmos as funções necessárias ao nosso perfeito desenvolvimento.
Por isso Jesus disse que o Reino de Deus está dentro de nós. E que o procuremos em toda sua justiça, porque todo o resto que precisarmos nos será dado por acréscimo. É verdade. A janela está aberta. Cada um vê o que quer. Cada um escreve o que quer. Cada um produz o quer. E cada um recebe de acordo com que produziu.
                                     

 
João Anatalino
Enviado por João Anatalino em 14/02/2014


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras