João Anatalino

A Procura da Melhor Resposta

Textos

                               
EVITANDO TROPEÇOS

 
 
Mestre e discípulo caminham por um terreno pedregoso e íngreme. O mestre caminha célere e com muita agilidade, sempre firme, tanto nas subidas como nas descidas. O discípulo, ao invés, tropeça e cai muitas vezes, ferindo-se a cada queda. Chegados ao fim do caminho, começam imediatamente a jornada de volta. E novamente lá vai o discípulo, trôpego e cansado, caindo e se machucando por todo o trajeto. E tudo isso acontece sem os dois trocarem uma única palavra.
De volta ao mosteiro, o mestre pergunta ao discípulo:
 ─ O que aprendestes hoje em nossa caminhada?
Sem saber o que dizer, pois tudo tinha sido feito no maior silêncio, o discípulo foi sincero.
─ Para dizer a verdade, mestre, a única coisa que me ensinastes hoje foi aprender a cair, se machucar e se cansar, e suportar tudo isso sem reclamar.
─ Essa é uma boa lição que aprendestes ─ disse o mestre. ─ Mas melhor que isso seria ter aprendido a evitar os tropeços, estudando o caminho e planejando cada passo antes de tê-lo dado. Assim não terias caído tanto, nem se machucado dessa maneira. E nem estarias tão cansado.
 
João Anatalino
Enviado por João Anatalino em 09/04/2014
Alterado em 09/04/2014


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras