João Anatalino

A Procura da Melhor Resposta

Textos

OS FILHOS DO FAZENDEIRO



Um fazendeiro tinha três filhos que trabalhavam com ele na fazenda. Ao fim de cada dia de trabalho árduo, eram sempre as mesmas queixas que ele tinha que ouvir. Que a chuva fora pouca e a terra estava dura demais para arar. Que o tempo não ajudava; que os animais da fazenda estavam envelhecendo e ficando preguiçosos. Que o preço dos produtos da fazenda estava caindo. Que o governo cobrava impostos demais. Que os empregados eram indolentes, que a safra tinha sido ruim...
No fim, a conclusão era sempre a mesma: desistir daquela vida e vender a propriedade. Com o dinheiro apurado, o velho poderia se aposentar e cada um abrir o seu próprio negócio.

  Cansado de ouvir aquela lenga lenga todos os dias, o velho fazendeiro chamou os três filhos e deu a cada um deles um produto da fazenda: ovos, café e pinhões. Depois os levou até a cozinha e pediu a eles que cada um colocasse seu produto dentro de uma vasilha com água e a pusesse no fogo. Sem entender o porquê daquilo, os três rapazes fizeram o que o velho havia pedido e ficaram ali, a observar a água ferver e cozinhar os três produtos. Ao fim de uns vinte minutos o fazendeiro pediu aos três rapazes que tirasse os produtos da água e vissem no que eles haviam se transformado. O ovo, que tinha uma casca dura por fora e por dentro era mole, ficou quebradiço por fora, mas por dentro adquiriu uma forma consistente e firme; os pinhões, que tinham uma casca duríssima, com a fervura tornaram-se muito macios; e o café simplesmente dissolveu-se na água e se tornou uma bebida forte e de cheiro muito agradável.
 


─ Vejam, meus filhos ─ disse o fazendeiro ─ como os produtos da natureza reagem de maneira diferente á mesma adversidade. Os três foram submetidos á agua fervente. O ovo ficou mole e quebradiço por fora e endureceu por dentro; o pinhão, que era extremamente duro por fora, conservou a dureza da sua casca, mas ficou macio por dentro. Ambos tinham a proteção de uma casca dura, que o calor da água amoleceu. Mas o pó de café, que não tinha proteção alguma, o que ele fez? Como a natureza não lhe deu uma casca dura para protegê-lo, ele simplesmente aderiu á água e transformou-a. Fez dela uma bebida cheirosa, rica e reconfortante. O que vocês são? Ovos, pinhões ou pó de café? Vão ficar aí esperando que a fervura da vida os transforme numa massa amolecida por dentro, com uma casca dura por fora, ou vão aproveitar as adversidades da vida para se transformar em coisas melhores do que vocês mesmos são? As adversidades da vida são as mesmas para todos. O importante é a forma como a gente reage á elas. A transformação que elas provocam dentro de nós. Endurecer por dentro e  quebrar á toa como um ovo cozido? Ter aparência de durão por fora, como um pinhão, mas por dentro completamente mole? Ou aproveitar a fervura para adquirir valor e qualidade? Escolham o que vocês querem ser...

 
João Anatalino
Enviado por João Anatalino em 03/05/2014
Alterado em 07/05/2014


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras