João Anatalino

A Procura da Melhor Resposta

Textos


A ÁGUIA E A SERPENTE- A FÁBULA DOS PRESIDENCIÁVEIS

Uma fábula de Esopo diz que um casal de ratos, ao ver que uma serpente e uma águia- seus predadores naturais -estavam  brigando, resolveu sair do buraco onde estava escondidos para ver quem venceria o confronto.   Mas assim que os ratos saíram do buraco e ficaram expostos, os dois predadores pararam imediatamente de brigar e caíram em cima dos pobres roedores.
A lição tirada dessa fábula é que quando os grandes brigam é melhor o pequeno ficar longe, por que no fim sempre sobra para eles.

Isso serve para a briga dos nossos atuais presidenciáveis. Na verdade, eles estão disputando quem vai ficar com o butim. Ganhe quem ganhe, quem é rico vai continuar rico, quem é pobre vai continuar pobre. Não adianta a Dilma falar que o povo brasileiro melhorou de vida no seu governo e o Aécio dizer que quem fez isso foi o PSDB. Todo mundo sabe a enorme mentira que isso representa. Talvez a política do PT tenha garantido a sobrevivência de um número maior de pessoas que estavam no limite absoluto da pobreza e iludido essa população com a ilusão do consumo. A posse de um celular, de uma televisão a cores, um forno micro-ondas, uma viagem de avião,  etc, que a propaganda petista está ostentando como prova de que seu governo elevou o nível de vida do povo, é como o pai que enche o filho de bens de consumo mas não lhe dá uma escola boa e quando ele fica doente o leva para as filas do SUS. Tudo por que, para comprar os bens de consumo ele endividou-se de tal forma que sua renda vai toda para pagar juros.Isso é o que o BRasil do PT e do PSDB tem feito nos últimos vinte anos.
Aécio não é melhor que Dilma nesse quesito. Os dois são mentirosos, prometendo fazer o que não podem fazer, pois quando podiam não fizeram, Dilma em Brasilia, Aécio em Minas. Assim, ganhe quem ganhar, vai tudo continuar do mesmo jeito. Quando a briga dos dois acabar, quem vai pagar o pato somos nós, os ratos. Aliás, nós merecemos, pois quem elege Tiririca, Paulo Maluf, Renan Calheiros, Fernando Collor e que tais para seus representantes não pode, mesmo, desejar coisa melhor.
O Brasil engatou a marcha a ré.  Viva Dilma, a bolivariana. Ela, pelo menos, sabe ser solidária. Não só vai socializar a miséria como também vai fazer o Brasil ficar que nem a Venezuela e a Argentina, que já foram para o buraco. Solidariedade latino-americana. Os Cem Anos de Solidão do Garcia Marques não foram suficientes para a América Latina aprender a lição. Marx dizia que o moinho de vento produzira o suserano e o vassalo e o moinho a vapor,  o capitalista e o proletário. O PT e bolivarianismo produziu o sustentado pelo governo e o assaltante dos cofres públicos. E vamos que vamos, que a vida continua.


 
João Anatalino
Enviado por João Anatalino em 24/10/2014


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras