TEMPO BOM
CARPE DIEM
Quando você estiver triste, cante;,
Não importa que melodia,
Quer ela lhe faça rir ou chorar,
Você terá salvo o seu dia.
Quando você se sentir perdido, sozinho,
Sente-se e espere.
Há uma luz na sua mente
Lutando para abrir caminho.
Levante a testa,
Respire profundamente,
Não deixe o mundo andar para trás.
Só temos uma vida: é esta.
Procure vivê-la plenamente.
Só existe uma certeza:
Você é o que você faz.
Viva bem o seu dia
Não se abandone à tristeza,
Cultive sempre a alegria.
Tudo o mais é consequente,
E o resto é só filosofia.
CARPE DIEM
Você é daqueles que vivem dizendo que no seu tempo é que era bom? Então pense no seguinte. A qualidade de vida de uma pessoa pode estar vinculada á sua capacidade de adaptação ás novidades. Quantas pessoas você não conhece que passaram a vida inteira fazendo as coisas sempre do mesmo jeito e, um dia, quando perceberam que seus métodos já não funcionavam, caíram em depressão?
É o que acontece com muitos profissionais, por exemplo. Recusam-se a aprender coisas novas, a testar novas fórmulas, a procurar novos caminhos, achando que os seus métodos jamais serão superados. Um dia descobrem que tudo aquilo que eles faziam, e que era admirado e valorizado pelas pessoas continua valendo... só para eles mesmos. E não conseguem descobrir por que não fazem mais sucesso.
Há empresários que também agem desse modo. Pensam que seus produtos jamais sairão de linha e não procuram aperfeiçoá-los, adapta-los ás novas necessidades e gostos que surgem. Lutam contra o vento ao invés de construir velas e moinho para aproveitá-los.
Se você é uma daquelas pessoas que costuma aborrecer-se quando não encontra suas meias, suas cuecas, seu sabonete ou pasta de dentes no mesmo lugar de todos os dias; se você é daqueles que acha que a música do seu tempo era melhor do que a de hoje; que antigamente se jogava melhor futebol que atualmente; que as pessoas tinham mais educação, que a vida era mais fácil, que tudo era melhor em outros tempos, então este lembrete é para você. Lembre-se que a terra gira e se movimenta no espaço. Ela nunca está no mesmo lugar que esteve antes. As células do seu corpo mudam constantemente. Enquanto você dorme, uma imensa quantidade delas está sendo reposta. Você não é a mesma pessoa todos os dias. Porque precisa pensar sempre do mesmo jeito, ter sempre a mesma visão das coisas?
Então, mecha-se, olhe, pense, veja, cheire, toque. Tudo muda, todos os dias há alguma coisa nova no ambiente em que você se movimenta. Não deixe que fiquem completamente estranhas para se dar conta que elas mudaram. Acompanhe o ritmo da vida. Não seja como aquelas pessoas que costumam fazer excursões rápidas, por vários países diferentes, em poucos dias. Quando elas aprendem a dizer bom dia em francês, já estão na Inglaterra. Dizem bonjour ás pessoas e elas respondem good morning; quando aprendem a dizer good morning, elas respondem bomgiorno.Quando aprendem a dizer bomgiorno, recebem de volta b.uenos dias, guten tag e por ai adiante.
Outra coisa: se você é daqueles que costumam acordar de mau humor, saiba que isso é também é hábito. Você pode mudar isso. Levante cedo como fazem os passarinhos, cantarole ou assobie uma melodia enquanto faz a barba, ou se maquia, ou toma uma ducha.
Sente-se á mesa, para o café, com um largo sorriso nos lábios. Cumprimente as crianças, os irmãos, os pais, quem estiver á mesa com alegria. Beije sua esposa (o) com aquela ternura tão antiga, dos primeiros meses de namoro. Não seja incongruente. Se você quer injetar alegria e entusiasmo em seu sistema nervoso, aja como se estivesse realmente alegre. Não deixe o seu corpo estragar o prazer da sua mente. Se você decidiu que doravante se sentirá bem, então proíba seu corpo de dizer que isso não é verdade. Tempo bom é aquele em que a gente vive. O resto é saudade. Ou incerteza.
João Anatalino
Enviado por João Anatalino em 25/10/2014
Alterado em 28/10/2014