João Anatalino

A Procura da Melhor Resposta

Textos


MAIS CEM ANOS DE SOLIDÃO?
Desde que o Lula confessou a sua simpatia pelo governo bolivariano do Hugo Chaves já se sabia que o Brasil estava seguindo o perigoso caminho escolhido pelos nossos irmãos do norte, caminho esse que levou um promissor país, como a Venezuela, á bancarrota, a miséria e á desordem.
A Venezuela é um dos principais produtores de petróleo do mundo. Até há alguns atrás tinha um dos melhores níveis de vida da América Latina e apresentava um dos maiores potenciais de crescimento entre os países da América do Sul. O Chavismo acabou com essa esperança, oferecendo em troca um programa de benesses sociais que enganou o povo venezuelano, e o fez acreditar que sua vida melhorara. Depois veio a inflação, a fuga de capitais, a queda da produção interna, a baderna e o caos interno. Tudo isso seguido do amordaçamento da imprensa e da repressão. Tudo em troca de uma ilusão de felicidade social.
Mais ou menos o que o PT tem feito no Brasil desde que assumiu o poder. Vende uma ilusão de melhora, que em princípio parece real, mas que depois de certo tempo, mostra a sua verdadeira face, macérrima, miserável e promíscua, porque é feita de mentira e corrupção. É o que está aparecendo agora, depois de vencida as eleições, á custa de uma maciça propaganda enganosa.
Três fatos recentes mostram que o PT, ou pelos menos alguns setores do partido, estão flertando com essa perigosa e insana política, que busca fazer do Brasil uma grande Venezuela bolivariana. O primeiro é esse projeto vigarista que o governo mandou para o Congresso visando mascarar o déficit fiscal. O que se busca com essa vigarice fiscal é apenas continuar dando ao governo irresponsável da Dilma um aval para que ele continue gastando o que não tem, criando mais cargos para pagar seus aliados pelo apoio, como tem feito até agora. Nem a China tem tantos ministérios como o Governo de Dilma.
O outro fato é a prova cabal de que setores do governo petista estão mesmo, negociando com o governo bolivariano de Nicolas Maduro uma parceria. Senão, o que veio fazer no Brasil, clandestinamente, o sr. Elias Jaua, Vice-Presidente do Movimento do Socialismo Territorial (seja lá o que for isso), para firmar acordos com o MST- o Movimento dos Sem Terra brasileiro? Segundo esse senhor, que é um dos “durões” do regime autoritário do sindicalista Maduro, os “acordos têm por objetivo incrementar a troca de experiências e formação de líderes para fortalecer o que é fundamental numa revolução socialista, que é a formação da consciência e a organização do povo para defender suas conquistas e seguir avançando na construção de uma sociedade socialista...”
O terceiro já havia sido manifestado pela intenção do Planalto de criar os chamados “Conselhos Populares”, através
do Decreto 8.243, que a presidenta Dilma mandou ao Congresso. Ainda bem, que nesse caso, os parlamentares perceberam a manobra e parece que vão sepultar essa tentativa de “sovietizar” o Brasil.
Em seu famoso romance “Cem Anos de Solidão” Gabriel Garcia Marques mostra a vocação dos povos latino-americanos pela mutilação e autoflagelamento, realizando revoluções inúteis e se isolando, cada vez da comunidade internacional.
A tal revolução socialista, até agora, não trouxe felicidade para povo algum, mas aqui ainda tem muita gente que acredita que ela é a solução para a pobreza do mundo. Nem os alemães, reconhecidamente um dos povos mais educados e competentes do mundo conseguiram fazer esse tal socialismo dar certo. Mas a América Latina, a pobre América Latina, não se contenta com Cem Anos de Solidão. Ela quer mais, muito mais...
 
João Anatalino
Enviado por João Anatalino em 12/11/2014


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras