João Anatalino

A Procura da Melhor Resposta

Textos


CONGRESSO NACVIONAL- UMA COLÔNIA DE CARANGUEJOS

Que a tal CPI da Petrobrás ia dar em nada, todo mundo já sabia. Politico não dá tiro no pé. E não existe maior corporativismo do que entre corruptos. Eles são como colônias de caranguejos. Matam-se, mordem-se entre eles, mas se alguém de fora mete a mão no buraco deles, todos se voltam contra o intruso.  O Congresso Nacional é como uma colônia de caranguejos. São um bando de patifes que brigam entre si, mas se protegem quando o chumbo vem de fora.  Quem já viu alguma CPI dar resultado? Quem já viu o Congresso punir algum dos seus membros? Sim. Alguns já foram cassados. Mas quando o são é porque já estão sem partido, ou porque foram abandonados por seus pares. É caranguejo morto, cujo cadáver precisa ser eliminado. Geralmente acontece por que não quis dividir a grana. Aliás, a gula, a voracidade, o desejo de comer sozinho, é o único pecado devidamente castigado pelo Congresso. O Collor que o diga. Ele pagou o preço da avareza. Mas foi, como se viu, um castigo brando. Foi condenado a passar um tempinho fora da colônia. Depois voltou com tudo e hoje faz parte da quadrilha que está dilapidando o país. Que ninguém duvide que o nome dele vai aparecer entre os beneficiários do Petrolão. Aliás, já apareceu. O Lobão, aliás, também já está na lista. O Renan também. Com certeza o Maluf também não vai faltar e vai continuar dizendo que nunca pegou grana alguma. E sempre haverá quem acredite. A família do Sarney e o Zé Dirceu também já foram citados. São sempre os mesmos.
O pessoal da oposição está querendo fazer outra CPI. Bobagem. É só perda de tempo. Aliás, o pessoal da oposição, que está pedindo outra CPI, de certo é da turma que chegou tarde ou dormiu de touca. Por isso não pegou a sua parte. Pelo menos não nessa rapinagem. Mas isso todo mundo sabe como é. O pessoal chega, dá uma “engraxadinha” e todo mundo fica de sapato brilhante. E logo corre todo mundo para a pizzaria mais próxima.
É a mesma coisa com os tais Tribunais de Contas ou as chamadas Controladorias. Sempre chegam atrasados. Quando chegam. De vez em quando alguém fica com vergonha e pede demissão. Como o Jorge Hage. Tadinho. Levou 12 anos para descobrir que estava enxugando gelo. Não desacorçoa não, Jorge. Você fez o que dava. Aliás, mais inútil do que Tribunais de Contas só mesmo as Câmaras de Vereadores. Se não existissem ninguém iria notar a falta. Mas esses organismos também são colônias de caranguejos. É só mexer com eles para ver. Eu disse uma vez, em um artigo de jornal, que vereador devia ser voluntário. Estou pagando por isso até hoje. Quem mandou meter a mão em bucaco de caranguejo?

 
João Anatalino
Enviado por João Anatalino em 11/12/2014
Alterado em 15/12/2014


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras