João Anatalino

A Procura da Melhor Resposta

Textos


COMISSÃO DA VERDADE E SANTA INQUISIÇAO

PT, BOLSONARO, MINORITY REPORT E A SANTA INQUISIÇÃO

Minority Report

Washington, ano de 2054. O detetive Anderton ( personagem de Tom Cruise) trabalha numa divisão da polícia local, cuja função é detectar a ocorrência de um crime antes que ele aconteça. É a divisão do Pré-Crime, onde as ações criminosas são visualizadas com antecipação por paranormais, os chamados precogs. Trata-se de uma eficiente forma de prevenção do crime, mas há um problema com esse sistema: ele bate de frente com o sistema de direito do país: pois se alguém for preso antes de o crime ser cometido o acusado não poderá ser preso e condenado. Assim, a sincronicidade da informação prestada pelos precogs e a ação policial deve ser perfeita para que o crime possa ser evitado e o criminoso punido. O líder da equipe de policiais é John Anderton (Tom Cruise). Ele perdeu um filho de seis anos, morto por um criminoso que o sequestrou e ele não conseguiu prendê-lo a tempo. Esse remorso o leva a se tornar dependente de drogas, mas ainda assim ele é o policial mais atuante na divisão pré-crime. Mas a sua vida se tornará um verdadeiro inferno quando os precogs tem uma visão dele matando um desconhecido dentro de trinta e seis horas. A vida de Anderton passa a ser uma luta contra o sistema que ele confia e a sua própria consciência. Todo o departamento se volta contra ele e a questão agora é provar que aquilo que ele sempre acreditou ― que o futuro pode ser visto antecipadamente― não é uma coisa tão certa assim.

                                                                             ***
O que é que tudo isso em a ver com o PT e o Bolsonaro? Tem. O negócio é o seguinte.  Lendo o meu jornal matinal deparei com a conclusão da Comissão da Verdade, que apurou os crimes da Ditadura. E leio que eles indiciaram todos os generais que governaram o Brasil nos anos de chumbo . Para a comissão os generais e coronéis que torturaram e mataram militantes da esquerda eram todos assassinos, ou coniventes. Então me lembrei-me da Santa Inquisição. Os bons bispos da Santa Inquisição eram tão lentos para julgar feiticeiros, bruxos e hereges quanto os nossos juízes de hoje, e muitas vezes quando chegavam a conclusão que os coitados que eles julgavam tinham pacto com o demo ─ como os militares achavam que os esquerdistas tinham─ os caras já estavam mortos. Mas mesmo achando que eles já estavam no inferno os bons padres da Inquisição não relaxavam  e mandavam desenterrar os ossos dos defuntos para queimá-los. Diziam que os espíritos malignos desses bruxos e feiticeiros não se afastavam de seus restos mortais enquanto não fossem queimados. Acho que a tal Comissão da Verdade deve ter incorporado alguns espíritos franciscanos e dominicanos que trabalharam para a Santa Inquisição porque estão loucos para queimar os ossos dos generais. E eu, que nunca gostei deles não me importaria em ver os ossos deles na fogueira. Mas não por esse motivo. E que acho eles pegaram os caras errados. É ai que entra o filme Minority Report. Se os generais tivessem uns precogs no SNI e nos DOICODIs nos tempos da ditadura, hoje o país não estaria escondendo a cara de vergonha por causa de tanta criminalidade, principalmente na administração pública e na política.  Porque os caras que estão limpando os cofres públicos hoje estavam todos começando suas carreiras políticas naqueles tempos. E o Bolsonaro? Bem, o Bolsonaro é o detetive Anderton. Um precog ás avessas, lutando contra a própria consciência.

 
João Anatalino
Enviado por João Anatalino em 18/12/2014


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras