João Anatalino

A Procura da Melhor Resposta

Textos


TEMPLÁRIOS E A MAÇONARIA
 
    
                 
Tiago de Molay voltou para sua cela, muito preocupado. Primeiro porque, até aquele momento, o papa não havia se pronunciado acerca da prisão dos membros da Ordem e nem da sua própria detenção. Talvez não tivesse ainda sido informado disso. Afinal, Poitier, onde ele agora estava enclausurado, ficava a mais de trezentos quilômetros de Paris.
    Tinha certeza que Clemente V não concordaria com aquela violência praticada por Filipe, mas sabia também que o Pontífice era politicamente fraco e o rei tinha muita ascendência sobre ele.
     Pelas perguntas de Nogaret e pela amostra que dera no interrogatório, ele sabia o que o esperava. Tortura. Tortura moral e física. Horas sendo esticado no cavalete, fatiado na roda de esviceramento, humilhado e martirizado no “berço de Judas”, no suplício da forquilha ou do garrote, com os pés untados com gordura de porco e assados em fogo brando. Ele imaginava o que estava por vir e já antecipava as dores que sentiria. Ele estava velho, mas era ainda um soldado rijo e valente. Não cederia aos desejos de Nogaret, não diria para onde mandara o tesouro do Templo, nem confessaria os crimes que estavam sendo imputados aos seus membros. Ele estava pronto a morrer pelos segredos da Irmandade e pelos seus objetivos. Jurara isso quando fora elevado a grão-mestre geral e se fizera guardião desses segredos.  
      Mas esse, agora, se revelava ser um grande problema. Tiago de Molay sempre se ocupara dos assuntos militares, políticos e administrativos do Templo, porém jamais se preocupara com questões doutrinárias. A Ordem, desde que se tornara uma grande potência econômica, multiplicara suas atividades, se tornando, ela mesma, uma igreja dentro da Igreja e um estado dentro dos estados onde se instalara.
      Ele sabia que dentro da complexa organização que comandava, existiam outras organizações, cada qual se ocupando de um rol de interesses, nos quais a Ordem havia se envolvido nos últimos dois séculos. O Templo mantinha uma organização militar que cuidava das campanhas nas quais a Irmandade estava envolvida; essa organização estava agora desmobilizada, com o fim das cruzadas, e isso o preocupava, pois soldados sem atividade, confinados, estão mais afeitos a influências ruins; havia um organismo burocrático que cuidava dos interesses econômicos da Ordem, que eram muitos; isso, pensava De Molay, também era um perigo, pois a riqueza, tanto quanto o poder, era um poderoso elemento corruptor. Havia um corpo eclesiástico, que cuidava da parte espiritual. Era o canal por onde as ideias estranhas á ortodoxia da Igreja havia penetrado na Ordem, e ali estava a maior de suas preocupações, pois ele pouco entendia sobre o cerne daquelas doutrinas, embora as repetisse para os seus Irmãos e até nela acreditasse, pois as recebera de seus antecessores e nunca lhe passara pela cabeça contestá-las. Tiago de Molay era um bravo soldado e um exímio administrador, mas em política e principalmente doutrina, era tão despreparado quanto era iletrado.
    
     Havia inclusive, dentro da Ordem uma forte confraria de artesãos e construtores civis, que cuidava das construções templárias, atividade essa que era uma das mais importantes dentro da organização que ele comandava. Desde os primórdios de sua origem, os templários haviam aprendido a construir seus próprios edifícios, arquitetonicamente projetados e erguidos de acordo com os seus propósitos, fossem eles militares ou religiosos. Dessa forma, espalharam pela Europa toda um sem número de capelas, preceptorias, fortalezas e castelos, que causavam inveja nos nobres senhores feudais e no próprio clero. Pierre de Montreil, o famoso arquiteto, mestre dos maçons franceses, era um afiliado da Ordem. Nesse mesmo instante, seu primo, Jean de Longwy, o mestre eleito da compagnonnage, estava comandando uma associação de compagnons, trabalhadores em construção civil, na construção de mais um transepto na Catedral de Notre Dame de Paris.  
     Molay tinha conhecimento de que a confraria dos pedreiros tinha a sua própria liturgia e cultivava uma estranha simbologia que ele não entendia nem fizera muita questão de entender. Eram símbolos ligados á geometria, á astrologia e á estranha ciência cultivada pelos judeus, que eles chamavam de Cabala. Ele sabia que tudo isso revelava um universo místico e transcendental, feito de conhecimentos muito profundos que a simplicidade do seu espírito não lograva alcançar.
Algumas vezes conversara com seu sobrinho, Jean de Longwy, sobre esses assuntos, tentando entender um pouco da complicada ciência que os maçons aplicavam em suas obras. Longwy lhe dissera, por exemplo, que a arte dos compagnons mantinha profundas ligações com conhecimentos do passado, conhecimentos esses que remontavam ás antigas civilizações como os egípcios, os caldeus, os gregos e os romanos. E que essa arte era uma forma de transcendência do espírito através do trabalho das mãos.
─ Como nosso mestre Vitrúvio ensinou ─ disse-lhe Longwy ─ a arte de construir edifícios, arquitetura, como a chamamos, possui duas faces. Uma profana, que consiste na aplicação da ciência para a obtenção da obra, e outra, sagrada, que consiste no desenvolvimento do próprio espírito do construtor através da obra que ele fabrica.
Tiago de Molay, que não tinha a chave intelectual para entrar nesse estranho mundo da simbologia usada pelos maçons, pediu uma explicação mais simples.
─ Deus é o Grande Arquiteto do Universo ─ disse Longwy. Ele constroi o mundo com energias que Ele tranforma em elementos sólidos, segundo os princípios da Geometria.
─ Ainda não dissestes nada que me seja inteligível ─ queixou-se De Molay.
─ Pensai no seguinte ─ disse Longwy. Um artesão pega uma pedra e esculpe nela uma forma. Ao fazer isso ele está imitando o gesto criador. Ele está colocando sobre a matéria bruta a energia do seu espírito. Quanto mais perfeita a obra obtida, mais se revela a perfeição do espírito criador. No trabalho na pedra o espírito do artesão se realiza. É a mesma coisa quando construímos um edifício. Nele se revela o espírito do seu idealizador. Prestando cultos aos seus deuses ou perpetuando as virtudes da pessoa ou do povo que os construiu, os edifícios revelam o verdadeiro espírito do homem e do tempo em que ele viveu. É o espírito humano que flui, pela habilidade de suas mãos. Por isso a arte do maçom é sagrada e precisa ser tratada como se fosse uma verdadeira religião.
─ É por isso então que vossas reuniões são secretas e vossos conhecimentos não podem ser transmitidos a não ser aos vossos próprios Irmãos? ─ perguntou de Molay.
─ Exatamente ─ respondeu Longwy. Nossa ciência se assemelha aos segredos que nos são transmitidos nos Capitulos Gerais da nossa Ordem eclesiástica. Da mesma forma que eles só podem ser compartilhados pelos Irmãos que detém o mesmo grau, na nossa confraria dos pedreiros livres essa estratégia também é usada.
─ No nosso caso eu posso entender a razão ─ disse De Molay. ─ Imaginai se os noviços, os capelães, os sargentos e todos os membros da Ordem viessem saber dos nossos mais altos segredos. O que aconteceria se todo o conhecimento acumulado pela nossa Irmandade viesse a público e fosse compartilhado por pessoas sem caráter, ambiciosas, maldosas? Que mal isso não faria ao mundo?
─ Tocastes no ponto sensível da questão ─ disse Longwy. ─ Pois o segredo dos maçons também exige o mesmo cuidado. Porque só nós sabemos que o movimento giratório da terra emite forças que seguem uma trajetória horizontal. Essas forças são as correntes que fazem movimentar os mares, os ventos, os assentamentos da crosta terrestre, a direção dos vapores que se formam no interior do planeta, enfim, tudo que constitui a força telúrica que dá vida á terra. Essas correntes percorrem o interior do planeta numa trajetória sinuosa que parece uma serpente no seu movimento. Por sua vez, os astros no firmamento despejam sobre a terra forças que se projetam nela numa trajetória vertical. No cruzamento dessas linhas energéticas, horizontais e verticais, se situam os pontos telúricos do planeta, que os orientais chamam de “chacras” da terra. É nesses pontos que devem ser construídos os edíficios que estão destinados a se tornar símbolos da passagem do homem sobre a terra. Edifícios que ligam o espírito humano com a divindade.  A ciência para fazer esses cálculos e determinar o local e a estrutura do edifício a ser construído, só um verdadeiro mestre maçom possui. E esse é um segredo que só pode ser compartilhado com um iniciado.
─ Estais a dizer que alguns edifícios realizam um propósito divino só conhecido pelos maçons? ─ perguntou, incrédulo, De Molay.
─ Isso mesmo ─ respondeu Longwy. ─ Os antigos mestres sabiam identificar esses pontos de cruzamento das forças cósmicas. A Bíblia está cheia desses exemplos. A Escada de Jacó é um deles. As pirâmides do Egito, os menires de Stonehenge, o templo de Minerva, que vós conheceis como Partenon, também. E o próprio Templo de Salomão, que como sabeis, foi construido sobre a Rocha do Domo e por mais que seja destruído, sempre é reconstruído no mesmo lugar. Várias catedrais e outros templos, em todo o mundo, também são construídos segundo essa ciência. Aqui mesmo em Paris, temos a nossa Notre Dame, que como sabeis, foi construída no local onde havia um Templo dedicado á Isis, nossa mãe viúva.

Tiago de Molay nem estava ouvindo mais a estranha arenga do seu sobrinho. Pensava na estranha concidência de os templários terem sido alojados exatamente nas ruínas do antigo Templo de Jerusalém, que fora erguido por Herodes, sobre as ruínas do Templo de Salomão.
─ E nós, Irmão grão-mestre ─ disse Longwy, sem se dar conta de que pensamento do grão-mestre havia se evadido para longe ─ somos o Templo do Senhor. Ele nos constroi com a mesma fórmula com que faz o universo. Cada um de nós é uma composição numérica e geométrica que resulta numa forma específica. O grande Vitrúvio nos ensinou também isso. “Estudai a estrutura do corpo humano e encontrareis a fórmula pelo qual Deus constrói o universo”, disse ele.
Tiago de Molay não respondeu. Limitou-se a olhar para Longwy com olhos de quem estava finalmente entendendo a razão de alguma coisa que o preocupava. A terra e o homem. Forças que se cruzam em movimentos ondulatórios que parecem a trajetória de uma serpente. O ritual de iniciação templário. O beijo no umbigo, o beijo na boca, o beijo na base da espinha dorsal.. Aquilo que sempre lhe pareceu uma perversão do ritual começava a fazer agora algum sentido.
      O grão-mestre templário entendeu então a razão de os maçons manterem aquela estranha tradição que os remetia aos construtores do Templo de Salomão, a quem se diziam ligados por laços de conhecimento e transmissão iniciática, que eram compartilhados entre eles através de sinais, símbolos e palavras de passe.
     Não via nada de estranho nisso, porquanto a própria Ordem que ele comandava também tinha seus segredos ritualísticos, seus sinais de reconhecimento e suas palavras de passe, que foram desenvolvidos na Terra Santa para que os Irmãos se reconhecessem e conservassem as regras da Irmandade dentro dos círculos restritos a que cada Capítulo se circunscrevia. Toda Irmandade, fosse ela religiosa ou laica, tinha suas próprias usanças. Palavras como Montjoie, Beauséant, Shibbolet, Huzah, eram palavras de passe usadas pelos templários na Terra Santa para se reconherem em um ambiente recheado de inimigos.
 
     A Irmandade dos pedreiros livres, a compagnonnage, formada pelos profissionais da construção civil era uma confraria laica, mas se comportava como se fosse uma seita religiosa. E como tal já havia chamado a atenção da Igreja, por causa dos seus “segredos iniciáticos.” Esses segredos incorporavam uma simbologia e uma linguagem própria, que lhes permitia comunicar entre si os conhecimentos da profissão, de uma forma que quem fosse estranho ao metier não os pudesse entender. Era um conhecimento que passava de mestre para companheiro e deste para aprendiz, numa cadeia iniciática feita de símbolos, diagramas, lendas, palavras de passe e ritos de passagem, que se assemelhavam ás antigas práticas dos hierofantes egípcios e gregos. Destarte, a mística dos Irmãos pedreiros incorporava antigas tradições egípcias, fenícias, persas, gregas e principalmente judaicas, sempre relacionadas com o mistério da construção do Templo de Salomão. Nisso estava a sua ligação simbólica com a Ordem do Templo, pois os compangnons, também chamados de “pedreiros do bom Deus”, eram, como os cavaleiros do Templo, construtores do Templo do Rei Salomão ─ símbolo da construção da humanidade autêntica ─ guiada pelo Deus verdadeiro e único.    
________________
 
Notas históricas
 
 
  1. 1. Apesar do termo compagnonnage só aparecer na língua francesa no início do século XVIII, há registros de companhias desses profissionais atuando na França desde o inicio do século XII. O Livro dos Ofícios, que Luis IX mandou escrever para regular o ofício dos pedreiros em 1209, é uma prova da existência dessa organização já nessa época. Na época da construção das catedrais medievais já existia um forte movimento de organização desse tipo de profissional em guildas corporativas, que transmitiam seus conhecimentos através de um sistema iniciático que compreendia mestres e aprendizes unidos por um compromisso sagrado de segredos compartilhados. Esses profissionais da construção civil eram conhecidos como “os operários do bom Deus”.

    2. O nome de Jean de Longwy aparece na história da França como sendo primo de Tiago de Molay e chefe da Liga Baronal, organização cavaleiresca que se formou após a morte de Filipe, o Belo, para defender os direitos feudais, que esse rei e depois seus filhos Luis X e Filipe V, tanto fizeram para suprimir. A sua ligação com os compagnons, maçons operativos que trabalhavam para o Templo é uma inferência nossa tendo em vista as Regras escritas por São Bernardo que já previa a presença desses profissionais na estrutura da Ordem do Templo.

    3. A preocupação de Tiago de Molay com as confrarias dos pedreiros livres não era gratuita. Elas já haviam sido condenadas pela Igreja em 1189 no Concílio de Troyes e foram novamente indiciadas por seus “segredos iniciáticos” no Concilio de Avignon, em 1326.

    4. Os templários tiveram uma grande participação na história da arquitetura medieval. Os arquitetos do Templo desenvolveram um tipo de arquitetura muito peculiar que ainda hoje interessa aos construtores modernos. Foram os precursores da arquitetura gótica, aplicada nas grandes catedrais da Europa, que ainda hoje estão em pé. Essas técnicas foram desenvolvidas a partir de fontes islâmicas e egípcias, incorporadas á tradição greco-romana. Daí o grande apelo á forma geométrica, que constitui uma parte importante da mística ligada aos maçons medievais e subsiste, ainda hoje, na maçonaria moderna. A propósito, convém assinalar que foi entre 1140 e 1277 ─ época em que os templários estavam exercendo grande poder na Europa─ que foram construídos, ou reformados, os maiores edifícios religiosos e laicos da alta Idade Média. 
                 
    5.A geometria, na tradição maçônica, é uma síntese da “alma do universo”. É a fórmula segundo a qual Deus, o Grande Arquiteto do Universo, constrói o mundo. A analogia, pela qual Deus é comparado a um arquiteto é uma ideia de Platão, que no seu diálogo com Timeu, chama Deus de Tecton (arquiteto). Assim, Arch-Tecton, o Grande Arquiteto, seria o Mestre-Construtor do Universo, aquele que constrói o mundo usando a geometria. A geometria, como a pedra filosofal, é uma fórmula sintética da “alma da natureza”. Da mesma forma que a pedra filosofal é a síntese química dessa alma, a geometria sintetiza a multiplicidade de formas, números e valores que Deus espalhou no universo. Destarte, o estudo da geometria é o estudo das leis fundamentais que regem o universo em todos os seus planos e estudá-la é estudar como o universo é construído e como ele se compõe. Esse é o supremo conhecimento que a tradição maçônica consagra. De acordo com essa tradição, o mundo nasceu caótico, informe e desorganizado. Por isso Deus criou a geometria, a ciência das formas, para que a ordem pudesse ser posta nesse caos (ordoab chaos). Assim, a geometria é a ferramenta com a qual Deus organizou e pôs ordem no caos inicial do mundo. Por isso ela é a arte sagrada.

    6. Vitrúvio pode ser considerado um dos pais da maçonaria. No século I da era cristã todos os templos que ele desenhava tinham seus altares orientados para o Oriente, onde o sol nasce. Ele dizia que o arquiteto, mais que um mero desenhista de edifícios, devia ser um matemático, ou geômetra, com conhecimentos de música, filosofia, matemática e astrologia. Na opinião dele ninguém poderia ser arquiteto se não conhecesse a fundo a geometria. Essa mística seria reproduzida na construção das igrejas medievais, onde a aplicação das regras da geometria deveria combinar com todas essas tradições para fins de se obter um edifício que transcendesse as necessidades do culto e refletisse a própria espiritualidade que se pretendia refletir nele. Na imagem, o “homem vitruviano”, desenho de Leonardo da Vinci, inspirado nas ideias de Vitrúvio, segundo as quais o corpo humano é construído segundo proporções geométricas e matemáticas que seguem um padrão que podem ser identificados também na geometria do próprio universo físico.

    7. Sobre a mística da arquitetura templária, ver Viollet-Le-Duc- Dictionary of Medieval Archicteture, no qual esse medievalista discorrre sobre o esoterismo da geometria usada pelos arquitetos do Templo para construir os seus edifícios. 
     
    _________________________________________________

    excerto do capítulo 12 do livro "Os Filhos da Viúva", no prelo.
João Anatalino
Enviado por João Anatalino em 20/12/2014
Alterado em 22/12/2014


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras