João Anatalino

A Procura da Melhor Resposta

Textos


UM MINISTRO SEM EDUCAÇÃO 

O inefável Cid Gomes e o não menos folclórico Eduardo Cunha protagonizam ontem no Congresso mais um ato da ópera bufa em que esses nossos políticos transformaram a o país. Eta espetáculo grosseiro! Deu vontade de voltar para a Idade Média. Naquele tempo querelas desse tipo eram decididas em combate corpo a corpo. Cada um dos querelantes montava um cavalo bem aparelhado, pegava uma liça (lança de madeira) e partia para cima do inimigo, tentando primeiro derrubá-lo do cavalo. Depois era o combate corpo a corpo com a espada, que só terminava quando um dos dois morria. Muitas vezes morriam os dois em razão dos ferimentos impingidos um ao outro. Deu vontade de ver os dois se pegando assim.
Depois de ver o barraco que o Cid aprontou na Câmara e o vexame dos deputados que só faltaram linchá-lo tive inveja da gente que viveu naqueles tempos, ou então no Velho Oeste quando as rixas eram resolvidas em duelos á bala, no meio da rua, ou dentro de um saloom com um pianista ao fundo. Pelo menos a gente teria se livrado de algumas “tranqueiras” e não estaríamos mais sujeitos a ver esses espetáculos deploráveis dados por gente que nem compostura para estar onde estão têm.
O Cid Gomes não é nenhuma vestal. Como governador do Ceará, sua gestão foi pautada por escândalos. Já o Cunha e a turminha que sacou a arma contra ele, inclusive os da oposição, não ficam atrás. Mas é preciso reconhecer que o Cid foi macho. Não é fácil um sapo de fora entrar em um brejo para atacar uma colônia de sapos da casa. E ele  só repetiu o que o Lula já havia dito anos atrás sobre a Câmara dos Deputados. Quatrocentos picaretas com anel de doutor. Só que esses quatrocentos picaretas viraram aliados nos oito anos em que ele foi presidente e depois sustentaram a tragédia Dilma durante quatro. Só agora que viram que a vaca está indo para o brejo eles estão tentando pular do barco. O Cid chamou todos de achacadores e eles vestiram a carapuça.
Mas o Cid Gomes explica bem porque a educação no Brasil vai tão mal. O que fazer com uma educação que tem um ministro que não tem educação?  Pelo menos é o que os parlamentares falaram dele. Mas ele não é o único peixe fora dágua nesse governo da Dilma. A maioria dos ministros que ela nomeou são políticos e a única coisa que sabem das pastas que eles assumiram é o onde fica o gabinete onde eles vão ficar. Foi assim no primeiro mandato dela e vai ser assim no segundo. Só amadores em termos técnicos e administrativos, mas bem porfissionais para armarem esquemas para beneficiarem a si próprios e a seus partidos. Que tipo de governo a Dilma espera fazer com uma equipe dessas?
Agora não há dúvidas do porque o país está afundado nesta crise. Com as pessoas que a Dilma escolhe para a sua administração só pode dar nisso. Bom. Quando se pensa, por exemplo, que durante quatro anos a pasta das Minas e Energia, sob a qual estava, inclusive, a administração da Petrobrás, esteve nas mãos de um indivíduo como  o Edson Lobão,  tudo começa a fazer sentido. Até a maior seca do século. É São Pedro nos castigando. O Cid Gomes é apenas uma amostra da desastrada safra de políticos e administradores que está governando o Brasil. Pior que eles, talvez só a seleção do Filipão. Só nos resta fazer coro com o Chico Buarque, parodiando Jesus Cristo pouco antes de ser preso e crucificado: "Pai, afasta de mim esse cálice".
João Anatalino
Enviado por João Anatalino em 19/03/2015
Alterado em 19/03/2015


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras