João Anatalino

A Procura da Melhor Resposta

Textos


 A DILMA NÃO LE A BÍBLIA
 
O hebreu José foi um jovem pastor inteligente,
Que pelo Deus Altíssimo era bem considerado.
Porque além de sábio tinha os dons do vidente,
Que podia ver o futuro pela leitura do passado.
 
Mas aos irmãos que não tinham tal qualidade,
O dom de José lhes constrangia como agravo.
E com torpe inveja lhe perpetraram a maldade:
A rudes ismaelitas o venderam como escravo.

Então José, para os seus, foi dado como morto,
Mas nas terras do Egito,na verdade, ele crescia.
Porque aos puros de coração Deus dá conforto.

Assim José, jovem pastor vidente, filho de Jacó,
Feito servo por maldade da sua própria família,
Pela graça de Deus, tornou-se ministro do faraó.
                                                           JAR- O SAL E ALUZ
 
Lembrei-me dessa passagem bíblica ao ler nos jornais do dia as dificuldades que a Dilma está tendo com seu governo. Em três meses já perdeu três ministros e os deputados da base aliada estão todos loucos para pular do barco furado que eles já perceberam ser esse seu segundo mandato. Lembrei-me do José no Egito porque o Lula, quando passou ás suas mãos o governo vinha de um tempo de vacas gordas, mas já com a previsão futura de um tempo de vacas magras. A crise internacional já estava em pauta, o preços da comodities caindo, o preço do petróleo também, a recessão batendo ás portas do primeiro mundo etc.
Mas a Dilma nunca leu a Bíblia. Se lesse saberia que um tempo de vacas gordas, invariavelmente é seguido por um de vacas magras. A natureza é um livro aberto para quem sabe ler. Nele, os ciclos de prosperidade estão escritos com tintas tão indeléveis que só mesmo uma pessoa muito insensível não consegue ver. Qualquer caboclo analfabeto sabe que os anos de grande safra são geralmente seguidos por outros de safras magras, e que por isso é preciso estocar as sobras dos anos bons para os anos ruins. É o que estão fazendo os chineses, por exemplo. Depois de anos de crescimento acelerado, começam a pisar no acelerador. Sabem que até a terra cansa e precisa descansar para continuar produzindo. Mas o chineses são marxistas que também leem Lao Tse e não ficam só no “Capital”.
A Dilma, como boa marxista que é, está nesse rol. Aliás, marxistas, ao que se sabe, não leem a Bíblia. Até porque Marx disse que a religião era o ópio do povo e seus seguidores sempre foram pródigos nas críticas ao espirito religioso, por que acreditam que o motor da história é movido pela luta de classes. Assim, religião, como de resto todas as crenças e conquistas culturais fazem parte de uma “superestrutura”, ou seja, formas de pensar, modeladas pela maneira como se ganha a vida. Faz parte do materialismo dialético.
Comunistas acreditam que o Estado provedor é a melhor forma de se alcançar a justiça social e proporcionar uma vida digna para todos os cidadãos de um país. Mesmo que nenhum país que tenha aplicado esse sistema, até hoje, tenha alcançado essa tão sonhada utopia, o pessoal da esquerda continua sonhando com isso e acreditando na fórmula mágica do estado socialista.
Lula também comunga desse pensamento, mas ele é pragmático e sabe em que mundo está vivendo. Ele já descobriu que o Estado é feito de pessoas, que pessoas tem ego, e o ego sempre fala mais alto que o sentimento de comunhão. Principalmente quando se trata de politica econômica.  Dilma não. Ela ainda pensa como a menina dos anos setenta que pegou em armas para lutar contra uma ditadura de direita que ela acreditava ser inspirada pelo demônio capitalista americano, como até ontem pensavam os Irmãos Castro de Cuba e ainda hoje pensa o Maduro, da Venezuela. Os Irmãos Castro já estão acordando do seu sonho, mas o Maduro continua dormindo e sonhando. Aliás, o seu sonho bolivariano se tornou um verdadeiro pesadelo para os venezuelanos.
Dilma dilapidou em quatro anos o capital político e econômico que o Lula deixou para ela. Diferente do faraó do tempo de José, não deu ouvidos ás previsões dos peritos (aliás peritos e administradores competentes foram e continuam sendo “avis raras” em seu governo) de que era preciso praticar uma política de austeridade por que os anos que se seguiriam seriam de vacas magras. Ao invés, promoveu uma enorme gastança, distribuindo benesses e favores por toda a parte, por conta do seu egocêntrico desejo de ser a “mãe dos pobres”. Acho que queria ombrear-se com o seu mentor, Lula, o “pai dos pobres”. 
Mas aqui, como no Egito dos faraós, nem Ísis nem Osíris conseguem tirar a vaca do brejo quando ela está atolada até a cabeça. Dilma não foi previdente e dos anos de vacas gordas do Lula não sobrou nada para acalmar o povo que sai para as ruas para reclamar o bem estar que foi tão irresponsavelmente prometido pelos “deuses marxistas”. Porque agora, essa população enganada só consegue ver a terra arrasada que ela deixou, onde as hienas, os abutres e os carcarás ─ como Renan, Cunha e seus seguidores ─ andam e voejam em busca dos restos da carniça que sobrou dos anos de vacas gordas.
Aliás, o Cunha, dizem,  é evangélico. Mas duvido que ele também tenha lido a Bíblia. Ao que parece, ele andou lendo mesmo é Maquiavel. E o Renan, do Pai Nosso  só conhece a frase “venha a nós o vosso reino”.
Mas como dizia Nietszche, até os deuses morrem. E parafraseando John Steinbeck no seu clássico “Vinhas da Ira”, tudo passa, mas o povo sobrevive. E we are the people.
 
João Anatalino
Enviado por João Anatalino em 28/03/2015
Alterado em 28/03/2015


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras