João Anatalino

A Procura da Melhor Resposta

Textos


BOLERO PARA O LULA

Ser corintiano nos anos sessenta não era nada fácil. O Corinthians não ganhava nada. E ainda por cima levava cada lavada do Santos do Pelé, que dava dó. Até puseram um apelido nele. Era Faz-me Rir.
Faz-me rir era o título de um bolero gravado por Edith Veiga, que fazia um baita sucesso naquele tempo. O disco vendeu mais de 500 mil cópias. Isso, no começo dos anos sessenta, só o Elvis Presley conseguia.
Lembrei-me disso ao ver as declarações do Lula e dos petistas, que são o Corinthians dos anos sessenta, hoje. Todo mundo tirando o sarro, todo mundo metendo o pau. O Corinthians não merecia apanhar tanto, o PT merece.
O Corinthians se recuperou vinte anos depois e se tornou um dos times mais ganhadores do país. O PT não sei se tem remédio. Acho que não tem. Não enquanto for liderado pelos Lulas, Dilmas, Ruis Falcão, Zés Cardosos, Mercadantes e outras tranqueiras, que parecem vermes de cadáver. Esses caras sabem que vão morrer com ele, mas não largam a carniça. Estão levando o país para o fundo do poço, mas teimam em se manter nos cargos, á custa de mentiras, trapaças e chicanas, sem sequer pensar que estão levando junto com eles uma população de 200 milhões de pessoas.
O PT, o Lula e a Dilma bem que mereceriam a alcunha de Faz-me Rir, se o que eles estão fazendo com o país não fosse tão trágico. Até a Dilma já reconheceu que o Brasil, nas mãos do PT, está perdendo para todo mundo. Tomou de sete da Alemanha, está perdendo de goleada para o Aegis Aegypti, está levando uma surra da inflação, foi nocauteado pela corrupção, está perdendo para o desemprego e já entregou uma boa fatia do PIB; perdeu toda a credibilidade internacional e foi rebaixado para a segunda divisão entre os países emergentes. E quem pensa que já chegamos ao fundo do poço logo descobre que o poço é mais fundo do que se pensa.
A ética do Lula já é conhecida desde os tempos em que ele era presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo. Nunca vieram á tona as negociatas feitas por sua diretoria porque era tempo de ditadura militar e qualquer pessoa que tivesse coragem de confrontar os milicos virava herói.  E depois, quando a democracia foi rcuperada, os que confrontaram a ditadura foram mais endeusados ainda.  Não tinha nenhum santinho do outro lado da ditadura, mas quando se vence um diabo, qualquer bruxo vira anjo. Lula foi esperto e teve essa coragem, isso é preciso reconhecer. Mas desde que se tornou líder sindical ele nunca mais fez nada na vida além de politicagem e negociatas.
Diga-se a bem da verdade que ele não é melhor nem pior do que qualquer outro político que conseguiu achar caminho nesse pântano fétido que é a politica brasileira. Talvez nem tenha roubado tanto quanto Sarney, Collor, Maluf e outros da mesma laia. O problema do Lula é a sua arrogância, a sua desfaçatez, a sua hipocrisia em querer fazer a gente acreditar que ele tem, de sobra, aquilo que nunca teve: ética, honestidade, probidade.
A Edith Veiga anda sumida. Talvez ela pudesse gravar um bolero para o Lula na feição do seu famoso "Faz-me Rir". E posso sugerir também uns versos:
“Faz-me rir o que andas dizendo,
Que honestidade faz parte de ti,
Não te enganes dizendo mentiras
Não te enganes, não me faças rir.
Até parece impossível que um dia
Eu votei no PT para mudar.
Esta cínica farsa de agora,
Só consegue fazer-me chorar”.
 
É. O título precisa ser mudado. De Faz-me Rir para Faz-me Chorar. De vergonha e de raiva em ver tanta safadeza.

 
João Anatalino
Enviado por João Anatalino em 30/01/2016
Alterado em 14/02/2016


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras