João Anatalino

A Procura da Melhor Resposta

Textos


Todo ano é a mesma coisa. Começa com a campanha de idiotização popular patrocinada pela Rede Globo, chamada BBB. Um monte de gente pagando para ver como um bando de alienados se comporta quando fica preso dentro de uma casa, submetidos a um isolamento do resto do mundo.
Mesmo não sendo profissional na área do direito creio que todo mundo conhece a expressão “contrato leonino” ou “parte do leão.” Essa expressão tem origem em uma anedota que diz que um leão, uma hiena e um lobo combinaram uma estratégia para caçar uma presa bem grande. Depois de perseguirem e matarem a presa, os três começaram a discutir como seria a divisão. O leão disse: “ a primeira parte é minha, porque eu sou o rei da selva”. O lobo e a hiena olharam um para o outro e viram que não dava para encarar o leão. “Está bem”, concordaram. “É justo que o rei leve a primeira parte”. Então o leão disse, de novo. “ A segunda parte também é minha porque fui eu que descobri e encurralei a presa.” Novamente o lobo e a hiena se entreolharam e viram que não ia dar para discutir. Por isso, mesmo relutantemente, concordaram. E por fim o leão disse: “ a terceira parte também é minha porque eu sou o mais forte. Alguém vai discordar?” É claro que ninguém discordou. Lobo e hiena se retiraram com cara de idiotas, lambendo a própria debilidade.
A Rede Globo é o leão da anedota. Nós somos o lobo, a hiena e a presa. Ao invés do plin-plin que ela usa como chamada, deveria usar o Leão da Metro, com o seu característico urro. Dona de um poder midiático que comprou apoiando a ditadura militar, ela hoje manipula a audiência nacional do jeito que quer. E impõe ao povo, todos os anos, essa campanha de idiotização coletiva chamada BBB.
Vale lembrar que esse programa foi inspirado no livro 1984, escrito em 1948 pelo  escritor inglês Eric Arthur Blair sob o pseudônimo de George Orwell. No livro o Big Brother  Grande Irmão),  é uma espécie de  ditador virtual que vê tudo que acontece em um país anômalo chamado Oceânia, que corresponde ao mundo ocidental em um futuro fictício, que o autor situou em  1984 (contrário do ano em que ele escreveu,1948).
Esse ditador vigia tudo que acontece no país através de câmaras de televisão espalhadas por todos os cantos, manipulando o comportamento e a forma de pensar de todos os habitantes, atráves da mídia e de uma programação neurolinguística bem planejada. Ressalte-se que quando Orwell escreveu esse romance futurístico a televisão ainda estava engatinhando e a PNL, (Programação Neurolinguística) ainda não tinha sido desenvolvida como disciplina. Ela já tinha sido usada com sucesso pelos nazistas para fazer lavagem cerebral no povo alemão, mas era ainda uma prática empirica.

O BBB até poderia ser um programa útil se ele, ao invés de idiotizar ainda mais o telespectador, chamasse a atenção para a lavagem cerebral a que estamos sujeitos através da manipulação da mídia. Na verdade, ele mostra o quando podemos nos tornar idiotas quando somos submetidos a uma ditadura que controla, não só os nossos comportamentos, mas principalmente a nossa forma de pensar. Mas, no caso, o feed-back que ele nos dá funciona em sentido contrário. Quanto mais os personagens submetidos á ditadura do Grande Irmão vão se amoldando ao modelo conformador que ele os submete, mais os telespectadores vão se encaixando no mesmo modelo. Ao torcer para a vitória de um personagem, acaba, inconscientemente, pensando igual a ele. 
No romance de Orwell a ideia era exatamente essa. No fim, até o mais rebelde e incorfomado, descobre que, na verdade, ama o Grande Irmão.
A propósito, para quem não leu o livro ou não viu o filme, ou já se esqueceu do enrêdo, vai aí uma pequena sinopse:
Winston, (nome que provavelmente Orwell se inspirou em Winston Churchill) é um intelectual que se vê aprisionado na engrenagem de uma sociedade totalitária que suprimiu completamente o indivíduo. É uma sociedade coletivizada, mas estranhamente, o sentimento de comunidade foi completamente destruído. Todos são vigiados dia e noite pelo Grande Irmão, personagem virtual que personifica o poder cínico e cruel do grupo governante, que além de destruir qualquer traço de individualidade nas pessoas, também destrói toda a História, substituindo-a por informações fabricadas e transmitidas de forma subliminar. Toda a espiritualidade, toda a cultura foi banida em favor da ideologia do Partido dominante, a qual não tem qualquer preocupação com a felicidade do povo.  A ideologia do partido é explicada por O’Brien, o grande hierarca do Partido, quando ele diz á Winston: “só nos interessa o poder em si. Nem riqueza, nem luxo, nem vida longa, nem felicidade - só o poder pelo poder, poder puro."
Curiosamente, O Big Brother Brasil está na sua décima edição. E há exatamente treze anos o PT começou a governar o país. Talvez a diferença esteja no fato de que os líderes do PT não querem só o poder pelo poder mas também a riqueza, o luxo, a vida fácil e a felicidade que pensam que o dinheiro compra. Por isso eles estão se dando mal, ao contrário do grupo representado pelo Grande Irmão.
Se tem algo a ver eu não sei. Mas que a campanha de idiotização popular que esse programa transmite tem feito um papel importante nesta crise que estamos vivendo, eu não tenho nenhuma dúvida.  
 
João Anatalino
Enviado por João Anatalino em 03/02/2016
Alterado em 03/02/2016


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras