João Anatalino

A Procura da Melhor Resposta

Textos


O advogado de João Santana, marqueteiro do PT, um dos principais responsáveis pela zica em que o país está vivendo (pois foi ele que arquitetou todas as mentiras que puseram o PT no poder), disse que o seu cliente cometeu um crime tributário e por isso não poderia ir preso. Simplesmente por que ninguém jamais foi preso no país por ter cometido um crime desses. Essa confissão do ilustre causídico dá bem a ideia do pântano moral em que o país está afundado.
Um advogado confessa que o seu cliente é criminoso, mas não pode ser preso porque até agora ninguém foi preso por cometer um crime desses! Durma-se com tal barulho ... E pensar que o Al Capone, que matou dezenas de pessoas, roubou outras tantas, contrabandeou, lavou dinheiro, subornou funcionários públicos e cometeu todos os crimes que alguém pode cometer, acabou sendo preso e condenado justamente por sonegar impostos... Cá entre nós o caso do marqueteiro petista é apenas um caso curioso.
O sistema jurídico brasileiro e os advogados, seus grandes beneficiários, são os principais culpados pelo descalabro em que vive a segurança pública e a administração da justiça no país. É um sistema do qual foi banida a justiça em nome do direito, puro e simples. E o direito, a gente sabe, é ditado por quem tem o poder de escrever as leis e pode pagar para quem as sabe interpretar. De há muito o sistema jurídico brasileiro baniu o conceito de ética e moral na formação das suas leis. Em um país com um mínimo de moral na sua estrutura legal o João Santana já estaria na cadeia só pela confissão do seu advogado, de que ele fraudou o fisco. Só isso bastaria para lhe dar pelos menos uns dez anos de cadeia. Depois se veria se ele fez parte efetiva da quadrilha petista que saqueou os cofres públicos, afundou a Petrobrás e cometeu outros tantos crimes, como os que estão sendo apurados pelas autoridades judiciárias.
Mas para o advogado dele fraudar o fisco não é crime por que ninguém até agora foi preso por causa disso. Nem lhe passa pela cabeça que quem sonega impostos está condenando pessoas a morrerem nas filas dos hospitais por falta de recursos, a deixar crianças sem escolas, a matar pessoas nas nossas estradas esburacadas, a perpetuar doenças por falta de saneamento básico, etc. Mas disso é crime, acha o ilustre advogado.
Mas talvez ele tenha razão. Afinal, os lideres petistas vivem dizendo que não fizeram nada de errado. Que todos os crimes que se imputa a eles é fruto de perseguição política. Que as autoridades judiciárias do país estão mancomunadas com a oposição e armando uma conspiração para tirá-los do poder. Como se o aparelho judiciário do país não fosse comandado por um petista, que é o Ministro da Justiça. Eles sabem que o Ministro da Justiça não pode fazer nada porque as provas são tantas e tão inquestionáveis, que qualquer coisa que ele tentasse fazer para varrer a sujeira para baixo do tapete, como se fez durante o governo tucano, a cabeça dele seria a primeira a rolar. Isso porque os petistas foram com tanta sede ao pote que o quebraram em tantos cacos que ficou impossível colar.
Mas como o advogado do João Santana, eles ainda vão continuar a dizer que são inocentes como vestais. E que os “companheiros” que porventura já foram presos são vítimas de grosseiras injustiças. Talvez achem que assaltar os cofres públicos não é crime, já que também ninguém tinha sido preso por causa disso antes...
Como dizia o Stanilau Ponte Preta “ou se restaure a moralidade, ou locupletemo-nos todos”. Até agora vigorou a segunda parte do pressuposto. Pelo menos entre os políticos, empreteiros, funcionários públicos e pessoas, que de algum modo, tem poder. Quem sabe daqui para a  se comece a exigir o cumprimento da primeira parte, já que nem todos podem fazer parte dessa quadrilha.
Pena que eu já esteja muito velho para ver isso acontecer. C
onfesso que ás vezes gostaria de fazer como aquele personagem do conto de Washington Irving, o Rip Van Winkle, que dormiu embaixo de uma árvore e acordou vinte anos depois, com tudo mudado por uma grande revolução. Dói demais ver as mesmas coisas acontecerem anos após anos.
 
 
João Anatalino
Enviado por João Anatalino em 25/02/2016
Alterado em 25/02/2016


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras