João Anatalino

A Procura da Melhor Resposta

Textos


Que tucano é um pássaro bom de bico todo mundo sabe. Ele precisa daquele bicão duro para poder quebrar a casca das frutas das quais se alimenta. Aliás, tucano gosta muito de frutas. Especialmente daquele tipo de “fruta”. Delfim Neto, que nunca teve papas na língua, disse que tucano é um urubu de papo amarelo. Disseram que essa era uma maldade do “gordo”, que quando foi ministro da Agricultura provocou a ira dos agricultores que saíram á rua gritando “plante pouco que o gordo é louco.” Mas o tempo, que é o senhor da razão, está mostrando que o gordo não destilou seu veneno em vão. 
Agora os tucanos que governam São Paulo estão sendo acusados de roubar na merenda escolar. Nunca soube que tucano tivesse alma de gavião ou de carcará, que são pássaros que costumam roubar a comida dos outros. Se for verdade isso, que coisa feia. Os tucanos estão roubando comida de criancinha.
Os petistas ganharam a fama de saqueadores dos cofres públicos e pelo visto, é uma fama mais que merecida. Agora, ladrão de merenda escolar é coisa ainda mais feia e nos causa um baita asco, pois além de estar roubando comida de criança, isso revela uma faceta mais triste da realidade do nosso atual quadro político: a de que ninguém se salva nesse navio.
Que saudade do Franco Montoro, meu velho professor, cuja única acusação que os adversários conseguiam fazer contra ele era a que tinha quatro aposentadorias. E que ele justificava plenamente, pois fora senador e deputado por mais de vinte anos,  governador do Estado de São Paulo, professor de filosofia do direito na PUC e na USP e além disso ocupou vários outros cargos na administração pública e institutos de pesquisa. Conquistou com mais de cinquenta anos de trabalho as rendas que auferia. Diferente do Lula, por exemplo, que viveu a maior parte da vida sustentando a família como o dinheiro dos sindicatos e depois pelos empreiteiros de obras públicas.
Mas ao que parece, tucanos e petistas só se diferenciam pela penugem exterior. Os tucanos vestem fraque e cartola, têm diplomas de universidades famosas penduradas na parede, falam línguas estrangeiras, enquanto os petistas usam jeans e camiseta, cobrem a cabeça com bonés, a maioria não passou do ensino médio e falam como bêbados em botecos.
Mas, ao que parece a diferença fica nisso. Ambos gostam de roubar, ambos gostam de mentir, ambos só farejam o poder e pouco se importam com ética, honestidade, competência e compromisso com a coisa pública. Todos querem uma tetinha para mamar na ubertosa vaca do erário público.
Está na hora de nós tomarmos um pouco mais de cuidado com quem vamos eleger para nos representar no Legislativo e tomar decisões por nós no Executivo. Esquecer de quem fala bonitinho e se apresenta nos programas eleitorais como se fosse artista de TV. É preciso fazer pesquisa da vida pregressa dos candidatos. Ver se tem ficha limpa. Ver se tem caráter.  
Claro que tudo isso não vai impedir que a gente continue elegendo estelionatários, corruptos e aproveitadores, por que nem sempre a pilantragem fica registrada. E no mais das vezes, o sujeito acaba se tornando safado depois que entra na política. Política é que nem lepra. É difícil não pegar a doença quando se vive em meio á leprosos. E depois, nem a Maçonaria, com o seu rígido sistema de seleção de candidatos, consegue evitar que pilantras e safados sejam revestidos com o seu aventalzinho de pedreiro.
Mas se começarmos a selecionar melhor os nossos candidatos, um dia a gente vai ter alguma que preste para chamar de Executivo e Legislativo. Esse ano teremos eleições. É uma boa hora para começarmos esse exercício.
 
 
TUCANO: URUBÚ DE PAPO AMARELO
 
João Anatalino
Enviado por João Anatalino em 30/03/2016
Alterado em 30/03/2016


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras