João Anatalino

A Procura da Melhor Resposta

Textos


Fico pensando. O país parou á espera de um desfecho para a crise política. Que não vai acabar seja qual a for a decisão tomada pelo Congresso. Se a Dilma sai entra Temer, tão ilegítimo quanto ela e tão envolvido em irregularidades quanto a própria. Se ela fica, os processos de impeachment vão continuar até o fim do mandato dela.
Francamente só vejo uma saída para essa crise: as renúncias de Dilma e Temer e a convocação de novas eleições, para digamos, uns sessenta dias. Mas essa solução, sabemos que jamais será adotada. Primeiro porque a Dilma não tem a grandeza necessária para reconhecer que não tem mais condições de governar o país e que a sua saída seria um grande alívio para essa pressão toda que está transformando o país em uma panela prestes a explodir. Ela e seus asseclas jamais reconhecerão que falharam e que agora o seu afastamento se torna irremediável. E depois não há cachorro que concorde em largar o osso depois de tê-lo abocanhado. Lutará por ele até a morte. Quanto ao Temer, também não vejo nele qualquer virtude que mostre que ele seria capaz de um gesto de grandeza dessa ordem,
Por falar em morte, Dilma, Lula e seus aliados estão pouco se importando com o que pode acontecer ao país se continuarem com a sua teimosia em querer governar contra a vontade da nação. Celso Daniel e outras pessoas já morreram por causa disso. Estão fazendo de tudo para evitar o impeachment. Transformaram o governo em balcão de negócios, vendendo cargos aos partidos nanicos e políticos fisiológicos em troca de votos. Uma vergonha a mais que se soma na história desse partido que um dia já foi a esperança do povo brasileiro.
Como a Dilma espera governar o resto do seu mandato sem maioria no Congresso? Se com uma maioria submissa ela já não conseguia aprovar um único projeto de interesse do Governo, como será agora com mais da metade dos congressistas na oposição? Só mesmo uma esquizofrênica como ela pode pensar que vai conseguir governar uma nação contra a vontade dela. Talvez ela pense que pode fazer aqui uma nova Venezuela, governando por decreto, emparedando o Congresso, amordaçando a imprensa e mandando “ás favas” a opinião pública, a ética e os escrúpulos de consciência, como Delfin Neto recomendou ao Presidente Costa e Silva que fizesse, em 1968, quando o general presidente decretou o AI- 5.
Aliás, isso era o que Dilma e Lula gostariam de fazer, imitando o ditador Maduro, da Venezuela.   Eles sonham com um regime bolivariano no Brasil. Mas felizmente nós ainda temos um sistema judiciário independente. E é isso que está incomodando Lula, Dilma e seus cúmplices.
Fico pensando. Se o ministério da Dilma já era ruim com o apoio dos grandes partidos, como ficará agora que eles desembarcaram da base aliada? Que tipo de gente vai ser convidada para assumir esses cargos? O PP, partido que ela quer por no lugar do PMDB tem mais da metade de seus membros envolvidos na Lava a Jato. Na verdade, o que a Dilma e o Lula vão fazer é entregar, de vez, o navio aos ratos.
Com uma tripulação dessas, não vamos precisar nem bater em um iceberg para afundar de vez. Mas para o Partido dos Trambiqueiros, que se tornou o PT, isso pouco importa. Se a nação não me quer, dane-se a nação. Se não pode ser minha que não seja de ninguém. 
 
João Anatalino
Enviado por João Anatalino em 02/04/2016
Alterado em 02/04/2016


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras