João Anatalino

A Procura da Melhor Resposta

Textos


Já nos tempos do Padre Vieira o Maranhão era sinônimo de mentir, manobrar, malsinar. Isso nada a ver com o povo maranhense, aliás um dos mais simpáticos e acolhedores do país. Mas os políticos por lá não desmentem o velho cura que passou á história como um dos maiores oradores e escritores do país. M de Maranhão: mentir, manobrar, malversar, malsinar. O Padre Vieira não era só um grande orador. Era também um vidente que teria concorrido em pé de igualdade com o Nostradamus. Pois lá dos tempos da Colônia ele estava fazendo uma clara previsão do que aconteceria nestes idos do século XXI no seu querido Maranhão. Nos seus famosos Sermões ele estava falando dos políticos da terra, com lugar para a Família Sarney e claro, para o inefável Waldir Maranhão, que por surtos do destino acabou presidente da Câmara dos Deputados. Ele agora acrescentou outro M ao rol listado pelo Padre Vieira: a Maranhada.
Mas que figurinha esse cara! Com aquele bigodão de cantor de bolero, não é que o cara encarnou a figura do Nícolas Maduro e resolveu dar uma de ditador de opereta?  Simplesmente, e com a maior desfaçatez achou que podia, com um mero canetaço, cancelar uma decisão de plenário, tomada por mais de dois terços da casa. Só mesmo um ditador de ópera bufa, como ele e o ridículo presidente da Venezuela poderiam encetar uma ação semelhante!
Não fosse pela vergonha que esse indivíduo está fazendo o nosso país passar frente ás demais nações do mundo, a coisa seria até para rir. Ainda bem que o outro escroque, o que dirige o Senado, pelo menos tem senso de ridículo. Foi logo carimbando com o que vale o patético arroubo do ditador de fancaria maranhense; isto é, nada. Uma decisão para se amassar e jogar na lata do lixo.
O idiota do bigodão parece ter esquecido que existe um negócio chamado devido processo legal e que depois de tudo cumprido ele ainda vai ter que passar pelo crivo do Supremo Tribunal Federal. E ele então pensou que o cargo de presidente da Câmara, que caiu de paraquedas no seu colo, lhe dava o direito de legislar e agir como ditador. Mas ele não agiu sozinho nisso. Essa maluquice tropical não nasceu na cabeça torta dele, pois não creio que ele tivesse cérebro e coragem suficiente para urdir sozinho um negócio desses. Que tem o dedo do Cardosão e de alguém mais não há dúvida. Dizem que o Dino, o governador do Maranhão fez a sua parte de serpente diabólica, soprando no ouvido do Maduro maranhense para que ele “comesse o fruto da árvore do bem e do mal” porque assim ele se tornaria “igual aos deuses”. Quem seriam esses deuses só Deus, o verdadeiro, sabe. Talvez seja o Sarney, pois consta que os dois, o Dino, governador do Maranhão e o presidente da Câmara são adversários políticos dele. Exatamente como o diabo era de Deus e por isso quis “melar” a obra dele. Aliás, o bigodão "limpa trilhos" ele já está imitando.
Como disse um analista político alemão nos anos que antecederam a subida dos nazistas ao poder, existem épocas em que populações inteiras são tomadas pela cegueira e pela idiotice e tem disenteria mental. Talvez seja isso que está acontecendo conosco. Ou então o Padre Vieira era mesmo um vidente. Só que a M... não é só no Maranhão. Com esses políticos que estão aí é no país inteiro. Acho qu estão querendo aproveitar o fato de o nome do país começar com B...     
 
João Anatalino
Enviado por João Anatalino em 10/05/2016
Alterado em 15/05/2016


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras