João Anatalino

A Procura da Melhor Resposta

Textos


Pedro Correia, bandidão juramentado, condenado por uma série de falcatruas, sacou a sua metralhadora giratória e soltou bala para todos os lados. Suas acusações, genéricas e feitas ao vento, não merecem nenhuma credibilidade, pois o que ele quer, na verdade, é comprometer o maior número possível de colegas, por despeito e espírito de vingança, já que ele pegou mais de vinte anos de cana e a maioria dos seus cúmplices e companheiros de crime ainda estão soltos e arrotando virtudes pelos corredores do Congresso, como se fossem todas vestais incorruptíveis e impolutas.
Não que ele não tenha razão. Afinal, o que ele disse já é de domínio público. A maioria dos nomes que ele citou como beneficiários de propinas e assaltos aos cofres públicos já acumulam uma montanha de processos que fariam corar qualquer chefão do PCC, se eles tivessem alguma vergonha para mostrar. Romero Jucá, Paulo Maluff, Jader Barbalho, José Sarney, Edson Lobão, Renan Calheiros, o Zé Guimarães, aquele do “Dólar na Cueca”, o Mercadante e outros que foram lembrados nessa nova lista de conscrições, já são figurinhas carimbadas de outros concursos de corrupção. Se o Supremo Tribunal Federal não fosse tão moroso e fizesse com competência o seu trabalho, essa malta de vigaristas já estaria na cadeia há muito tempo e os ares de Brasília não federia tanto.
Tudo isso prova que o sistema politico brasileiro está falido e contaminado com um vírus mortal. Que não há salvação se continuarmos com esse tal presidencialismo de coalisão, no qual o presidente eleito só consegue governar se formar verdadeiras quadrilhas para apoiá-lo no Congresso. Num sistema desses só sobrevive quem participa delas. É o que estamos vendo agora que a Operação Lava a Jato escancarou as vísceras desse corpo sujo em que se transformou o Poder Legislativo, onde a podridão é tanta que talvez nem a amputação de alguns membros, como as que estão sendo feitas, pode salvar o organismo.
Do jeito que está talvez sobrem o Tiririca, o Cristóvão Buarque e a Luiza Erundina. E quem sabe o Ivan Valente. Isso se não se descobrir que o Tiririca, é, na verdade, um dos palhaços assassinos do filme Clownhouse, que o Cristovão Buarque é um psicopata disfarçado de professor e que a Luíza Erundina, á noite, é um travesti chamado Luisão, que faz ponto no velho CONIC quando está em Brasília e na Rua Augusta quando está em São Paulo. E o Ivan Valente parece o Donald Sutherland, no filme "OBarbeiro Demoníaco da Rua Fleet". Como ele nunca foi pego, quem sabe...
Ah! se não fosse essa excrecência chamada Foro Privilegiado, que esses vigaristas inventaram para se proteger, já estariam todos na cadeia. Mesmo que fosse necessário construir uma nova Papuda só para abrigar toda essa gente. Tudo bem, pois com o que eles já roubaram, e com que o que eles custam aos cofres públicos daria para construir algumas centenas de Papudas, mais um milhar de hospitais e escolas por esse país afora. Valeria de longe o investimento.
A Brasília dos políticos lembra Sodoma e Gomorra dos tempos bíblicos. É a Sodoma dos cerrados. Está difícil encontrar lá um único justo que justifique a sua salvação. E quem tiver que passar por lá, ao sair, que tome cuidado e não olhe para trás. Pode virar uma estátua de sal.
 
 
João Anatalino
Enviado por João Anatalino em 28/05/2016
Alterado em 28/05/2016


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras