João Anatalino

A Procura da Melhor Resposta

Textos


E O LULA VIROU RÉU
 
Enfim o Lula virou réu. Estava sem tempo. Demorou, mas a justiça levou sua maré de águas purificadoras até os pés do chefão da mais perniciosa quadrilha que já se montou neste país. Uma quadrilha que saqueou os cofres públicos durante mais de doze anos e ainda continua saqueando, pois uma grande maioria dos cargos públicos de importância, cujos ocupantes guardam as chaves do erário, ainda estão nas mãos de membros dessa quadrilha. Governadores, prefeitos, diretores de estatais e de organizações não governamentais, deputados e senadores que se associaram á quadrilha do Lula ainda estão dando as cartas. Uma boa parte desses salafrários desertaram logo que a casa dos desfalques e dos horrores que eles montaram começou a ruir. Coisa de bandido e de pirata mesmo. Convivem tanto tempo com a sujeira e a promiscuidade que acabam adquirindo personalidade de ratos. E ratos, como se sabe, são os primeiros a abandonar o navio que afunda.
Lula vai ter que responder na justiça pelas más ações que cometeu. Ele entregou as chaves dos cofres públicos para os empreiteiros e grandes empresários, em troca de algumas benesses e vantagens pessoais. Deu algumas esmolas em forma de bolsas-famílias e créditos educativos para alguns e com isso achou que seus pecados seriam perdoados. Deixou que seus amigos e parentes enriquecessem á custa do suado dinheiro que o povo brasileiro paga de imposto e pensava ter uma velhice tranqüila no sítio de Atibaia, que a Odebrech lhe deu e no triplex de Guarajá, que outra construtora lhe ofertou graciosamente.
Agora está enrolado com a justiça. É certo que ele dificilmente irá para a cadeia. Cadeia não foi feita para gente como ele, que fez muitos amigos na política e sem dúvida também os terá no Judiciário, principalmente no Supremo Tribunal Federal. De certo, se houver alguma condenação de última instância, que não caiba mais recurso, ele já estará morto, pois como é sabido, antes de dez anos, o Supremo não julga casos como esses.
Fica porém, a advertência. As tripas de um sistema político e judiciário podre foram expostas, e há juízes que começam a perceber que se eles mesmos não mudarem certas concepções que dão preferência ao direito positivo (a letra fria da lei) e violentam a justiça, a tênue malha que sustenta a sociedade brasileira se romperá e não haverá como consertar sem um conflito de grandes proporções.
Pois o direito, como se sabe, é feito por quem tem a caneta e o poder para aprovar as leis. Não são feitas, obrigatoriamente, obedecendo um critério de justiça, pois quem as elabora e aprova sempre se esquece de quem os elegeu. Os beneficiados são sempre uma minoria e nunca a grande maioria do povo, que não tem dinheiro para pagar bons advogados. Cabe aos magistrados, aos procuradores, aos profissionais do Direito que tem o poder de analisar e decidir, uma tomada de consciência sobre isso. E não deixar que os políticos, e seus financiadores, que são os principais beneficiários desse sistema podre, acabem vencendo mais uma vez.
E quanto a nós, o povo, vamos ficar de vigília para que isso não aconteça. 
João Anatalino
Enviado por João Anatalino em 30/07/2016


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras