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A LINGUAGEM DOS INICIADOSO QUE É A CABALA A Cabala é uma doutrina que se fundamenta em um sistema de linguagem desenvolvido pelos estudiosos da religião judaica para interpretar os textos sagrados encontrados na Bíblia.[1] Seu objetivo é desvendar os grandes segredos contidos na palavra de Deus, que no entender dos mestres dessa religião, esse formidável monumento literário que os judeus legaram ao mundo, encerra. Para esses estudiosos da religião de Israel, a Torá (o Velho Testamento) teria sido escrita em código, utilizando as propriedades que o alfabeto hebraico possui, de combinar letras e números para criar novas palavras, apresentando a cada combinação feita, um significado diferente. Ou como diz Von Rosenroth, na introdução á sua Cabala Revelada, “A Bíblia é mais que um simples livro de histórias, que está construído de forma mais elaborada que qualquer outro livro e que contém numerosas passagens obscuras e misteriosas, as quais foram bloqueadas de maneira ininteligível, com uma chave que mantém oculto seu conteúdo. Essa chave é dada precisamente na Qabalah. [2]
Assim, a Cabala se fundamenta na idéia de que o alfabeto hebraico constitui uma forma de escrita que vem de um mundo superior ao nosso, pois foi desenvolvida para fins de comunicação entre Deus e os seus agentes, os mestres construtores do universo, assim entendidas as Ordens angélicas surgidas em cada uma das etapas de manifestação da Essência Divina nos quatro mundos da sua ação criadora. Ainda segundo Rosenroth, “a Kabbalah foi delineada por Deus, para um grupo de seletos anjos que formavam uma escola teosófica no Paraíso. Depois da queda, os anjos mais graciosos comunicavam sua doutrina celestial aos filhos desobedientes da Terra, para fortalecer o protoplasma com os significados que assinalariam o caminho de regresso à sua pristina nobreza e felicidade.” [3]
Como se vê, até nessa visão a Cabala canta um dueto bem afinado com a Maçonaria, pois segundo Anderson escreveu em suas Constituições, a Maçonaria também foi estabelecida por Deus, no paraíso, e dali, após a queda, teria sido espalhada pelo mundo, através de Seth, o filho caçula de Adão.[4]
UM CÓDIGO SECRETO
Segundo a tradição, esses “anjos mais graciosos” ensinaram a Cabala a alguns homens na terra, escolhidos especialmente por Deus para receber essa sabedoria, com a qual a própria humanidade pode contribuir para a tarefa de construção do mundo planejado pelo Criador. Daí o termo “Cabala” significar, numa tradução livre, “tradição recebida”, pois o seu conteúdo semântico, inacessível ao vulgo, só pode ser comunicado a alguns iniciados. Nesse sentido ela seria uma espécie de código secreto, uma escrita sagrada, cujo significado não deve ser revelado aos profanos.
Diz-se que os sons e os valores numéricos desse alfabeto, devidamente combinados, formam palavras e signos que contém as verdadeiras fórmulas que formatam o universo em todas suas partes, sejam elas materiais ou espirituais. Conhecer cada combinação e seus significados é o grande ensinamento dessa tradição. Daí a Cabala ter desenvolvido uma semiótica própria, cujo entendimento, por parte dos não iniciados nessa disciplina, parece ser inacessível. Na verdade o que se observa nessa antiga tradição é muito mais a utilização de um sistema de comunicação, próprio das culturas orientais, que apela para o uso frequente de metáforas e signos para dar significado aos conteúdos mais profundos da mente humana, que a linguagem cotidiana não consegue representar. Por isso a Cabala só pode ser estudada e absorvida através do chamado método iniciático, no dizer de Ouspensky,[5] ou o método fenomenológico, utilizado por Teilhard de Chardin na composição de suas obras.[6] Pois é somente através de uma pesquisa que integre as descobertas da ciência na física, na química e na biologia, com a capacidade inata do espírito humano para gerar intuições, que se pode entrar no universo cabalístico com alguma luz que nos permita “sentir” as grandes verdades reveladas por essa tradição.[7]
A LINGUAGEM DOS INICIADOS
Fulcanelli também faz referência á uma Cabala fonética, que segundo esse autor, era utilizada na Idade Média pelos habitantes de Paris e principalmente pelos artistas, artesãos e maçons operativos para se comunicarem entre si, numa linguagem só inteligível á pessoas pertencentes ás suas Confrarias. Esse tipo de Cabala fonética era uma espécie de gíria que combinava palavras existentes na língua francesa, criando termos completamente estranhos á linguagem vernacular, com significados muitas vezes simbólicos, de conteúdo esotérico, que veiculavam ideias cujo sentido não devia ser revelado ás pessoas comuns. Era, pois, uma linguagem codificada, destinada a transmitir informações cifradas, que somente a determinados grupos interessava comunicar. Bernard Rogers cita um exemplo dessa Cabala fonética no nome de uma taberna antiga, ainda existente em Paris em fins do século XIX, que se cha-mava Au chat qui Pelote (O Gato Malabarista), onde a placa de entrada mostrava um gato brincando com uns novelos de lã. Essa insígnia informava, na verdade, que ali, em fins da Idade Média, se reuniam os amadores da verdadeira riqueza, ou seja, os alquimistas, pesquisadores da pedra filosofal, pois a expressão “chaque y pelote” é uma antiga gíria da língua francesa que significa “encontrar ouro”, “fazer pé de meia”, etc. Nessa taberna, segundo aquele autor, em fins do século XIX se reuniam todos os trapaceiros, vigaristas e ladrões de Paris, que ali vinham para planejar seus golpes, “para tirar o ouro dos incautos”.[8]
Ao se referir ao estilo de arte gótica, que se expressa na arquitetura das grandes catedrais medievais, Fulcanelli diz também que essa arte é “uma deformação ortográfica da palavra argótica cuja homofonia é perfeita, de acordo com a lei fonética que rege, em todas as línguas, sem ter em conta a ortografia, a cabala tradicional. A catedral é uma obra de art got ou argot”, afirma esse autor. Ou seja, uma arte cabalística por excelência.[9]
GUEMATRIA, NOTARICOM E TEMURA
É nesse sentido que esse tipo de Cabala interessa aos maçons, já que sua arte, a Maçonaria, também se vale dessa simbologia muito particular, que é veiculada atráves de uma linguagem específica. Esse tipo de linguagem, que segundo o autor em questão, foi usada pelos mestres maçons que construiam as catedrais, era também a lingua dos alquimistas, dos mestres cabalistas e dos artistas em geral. Eles formavam, nesses antigos tempos, uma comunidade que cultivava um espirito diferente, rebelde, livre da dogmática conformadora que a Igreja impunha á mentalidade medieval. “Todos se exprimiam em argot; tanto os vagabundos da Corte dos Milagres ─ com o poeta Villon á cabeça ─ como os frimasons ou franco-maçons da Idade Média “hospedeiros do Bom Deus”, que edificaram as obras primas que hoje admiramos”, escreve Fulcanelli, mostrando a importância desse elemento de cultura na construção do espírito de uma época. [10] E segundo o mesmo autor, essa forma de falar e escrever não era apenas uma brincadeira, um jogo de palavras, mas em tudo isso havia uma verdadeira ciência, uma capacidade inata, prodigalizada aos homens pelo próprio Criador, para exprimir sua sabedoria. Porque, fora disso, diz ele, “a soberania que ele possui sobre tudo que vive, perde a sua nobreza, a sua grandeza, a sua beleza e não é mais que uma aflitiva vaidade.” [11]
É certo que a linguagem tem uma grande importância na estrutura da Cabala, pois esta, enquanto construção lingüística, é baseada em três processos originais de formação de palavras, conhecidos como guematria, notaricom e temura. A guematria consiste em aproximar duas palavras que tem o mesmo valor numérico no alfabeto hebreu. Como nesse alfabeto cada letra corresponde a um número, as palavras formadas com as diferentes letras representam também um determinado valor e um significado, que variam segundo esse valor.
Assim, diversas palavras, formadas com as mesmas letras, podem ter diferentes significados. As letras da palavra Abraão, por exemplo, corresponde ao número 248, que também têm o mesmo valor numérico das palavras misericórdia, piedade, sabedoria, etc. Dessa forma, quando a Cabala se refere á alguém como sendo um “Abraão”, isso significa que esse alguém é sábio, misericordioso, piedoso, etc. Da mesma forma, as letras da palavra escada equivale ao número 130 e corresponde em valor numérico, ás palavras Sinai, subida, ascensão. Assim, subir o Monte Sinai, como fez Moisés, significa ascender até o Senhor.
Já o notaricom é uma fórmula que permite construir palavras novas a partir das letras iniciais ou finais de uma frase. Também serve para construir frases inteiras a partir de uma só palavra, à semelhança de um acróstico na arte da poesia. Essa fórmula proporciona aos cabalistas uma imensa profusão de construções linguísticas e um arsenal extremamente rico de interpretações da Bíblia. Com muita propriedade, Rosenroth observa que essa técnica foi manipulada com extrema habilidade pelos cabalistas cristãos para tentar provar aos judeus que Jesus era de fato o Messias das escrituras. Ele dá como exemplo de construção teológica cristã, feita com a técnica do notaricon, uma tese desenvolvida por Prosper Rugers, judeu cabalista que abraçou o Cristianismo e passou a vida tentando converter outros judeus á nova fé. Com a palavra Bereschit, que é a primeira palavra do Gênesis, ele criou várias outras palavras, construindo com elas frases inteiras, para provar aos judeus que essa palavra, que significa “começo” e “criação”, na verdade, se referia a conceitos defendidos pela teologia cristã, ou seja, que a vinda de Jesus já estava prevista nas primeiras frases da Bíblia, que se referem á criação do mundo. [12]
Quanto à técnica denominada temura, esta consiste na substituição de uma palavra, ou letra, por outra, de acordo com as combinações alfabéticas denominadas tsirufim. Temura significa permutação e de acordo com as regras estabelecidas para o uso dessa técnica, uma letra é substituída por outra que a precede ou antecede no alfabeto, para formar uma palavra a partir de outra palavra, distinta tanto em ortografia quanto em significado. Rosenroth nos dá como exemplo de expressões linguísticas formadas pela técnica da temura as palavras ben (filho), ruach (espírito), berackhah (benção), todas obtidas por transposição de letras da palavra bereschit (criação, princípio).[13]
Assim, pelo uso de uma dessas técnicas, ou da combinação entre elas, a palavra hebraica Gan Éden (jardim do Éden), por exemplo, pode assumir significados diferentes, tais como gouf( corpo) nefesh (alma), etsem (ossos), daath (ciência), netsah (eternidade) etc.[14]
Destarte, de acordo com esses métodos de construção linguística, há uma Torá que pode ser lida por qualquer pessoa alfabetizada e outra que só pode ser entendida pelos iniciados. É nesta última que está inserta a verdadeira sabedoria (daath), ou seja, aquela ciência que foi transmitida de forma oral á Abraão e confirmada pela transmissão á Moisés, no Monte Sinai, quando Jeová lhe ditou o Decálogo e os demais preceitos contidos no Pentateuco.
É nesse sentido que os Dez Mandamentos escritos nas tábuas da lei e todas as demais prescrições do Deuteronômio, inclusive as estranhas leis sobre higiene e alimentação que fazem parte dos costumes judaicos, não são meras idiossincrasias medradas pelo inconsciente de um povo supersticioso e chauvinista, como alguns autores antissemitas propagam. Tratam-se, na verdade, de prescrições ditadas por intuições longamente testadas empiricamente e crenças ancestrais rigorosamente observadas em milênios de prática social e religiosa. Por isso, cada palavra, cada símbolo, cada alegoria, cada parábola, cada nome, na língua hebraica, e por consequência, na doutrina cabalística, tem um significado literal e outro, de natureza iniciática, que encerra um conhecimento de fundo esotérico ou moral. [15]
O PODER DE DEUS NA TERRA
Outra forma de linguagem utilizada na Cabala é o símbolo. Aliás, tudo é simbolismo na tradição cabalística e a utilização de metáforas e alegorias é uma constante na transmissão da doutrina que ela encerra.
Essa técnica é própria das línguas orientais. Os povos do Oriente são pródigos no uso de figuras de linguagem e símbolos para expressar idéias de conteúdo filosófico, metafísico ou religioso. É um tipo de linguagem visual, da qual esses povos se socorrem para expressar conteúdos hospedados em suas mentes inconscientes, conteúdos esses que seus vocabulários não conseguem exprimir.
Isso ocorre principalmente pelo fato de suas formas de escrita ser constituídas por caracteres ideográficos, ou seja, elas se valem de ideogramas (imagens, símbolos) para expressar as ideias. E nesse sentido, conceitos muito abstratos, como geralmente são aqueles que se referem á teologia, acabam encontrando canais de expressão muito mais apropriados através de uma linguagem simbólica do que a vernácula.
Os três livros mais famosos produzidos pela cultura dos povos dessa parte do mundo, que são a Bíblia, o Alcorão e as histórias das Mil e Uma Noites, são um claro exemplo da riqueza de expressão visual que as línguas semitas produziram nesse campo específico da semiótica.[16]
Como diz um famoso mestre cabalista, a Torá é “um quebra cabeças de palavras que formam frases á medida que as coisas acontecem”. E a Cabala, segundo esse famoso mestre, é a parte espiritual da Bíblia. Ela é a alma interior do judaísmo, princípio vital dessa religião.[17] Assim, a Bíblia “não escrita”, ou seja, a Cabala, é a origem de todos os segredos arcanos, a fonte não escrita do poder de Deus, razão pela qual a Torá, vista pela ótica cabalista, seria um “organismo único”, um edifício perfeito, pensado por Deus e posto nas mãos de Mestres (anjos) e homens para ser construído. Através dos planos desse edifício, descritos na Torá, Deus se revela á humanidade.
[1] A Torá é o conjunto dos cinco livros atribuídos á Moisés: Gênesis, Êxodo, Deuteronônio, Números e Levítico, incluindo as crônicas da conquista da terra da Palestina, a formação do reino de Israel, mais os escritos proféticos e os chamados livros poéticos e sapienciais (Salmos, Eclesiastes e Cânticos).
[2] A Kabbalah Revelada, op. citada, pg. 23.
[4] James Anderson- As Constituições- Ed. Fraternidade, 1982.
[5] Piotr Demianovitch Ouspensky - Um Novo Modelo do Universo, São Paulo, Ed. Pensamento, 1928. Método Iniciático é aquele que proporciona ao estudante das ciências ocultas uma fórmula para estudar o pensamento místico.
[6] Pierre Teilhard de Chardin - O Fenômeno Humano, Ed. Cultrix, 1968. O método fenomenológico de Teilhard de Chardin proporciona ao estudante a possibilidade de entender o mundo como resultado de uma evolução que se processa “por dentro” (espírito) e “por fora” (matéria), por força de dois movimentos existentes na energia. Esses movimentos são o de expansão e de compressão. Quer dizer, o mundo da matéria é formado pela energia gerada pela combinação dos átomos (expansão energética) e o mundo espiritual é formado pela compressão da energia em espaços cada vez menores (complexidade-pensamento).
[7] “Sentir” e não entender, pois a experiência cabalística, como a maçônica, é algo que só pode ser absorvida pelos sentidos e não pelo intelecto.
[8] Imagem: Bernard Rogers- Descobrindo a Alquimia, Círculo do Livro, São Paulo, 1968.
[9] Fulcaneli- O Mistério das Catedrais, Ed. Esfinge, Lisboa, 1964.
[12] A Kabbalah Revelada, op.citado, pg. 28. A partir da palavra Bereschit ele deduziu as frases Ben Ruach Ab Shaloshethem Yechad Themim (O Filho, o Espírito, o Pai, Sua Trindade, Perfeita Unidade); Bekori Rashuni Asher Shamo Yeshuah Thaubado (Adorais meu primeiro-nascido, meu unigênito, cujo nome é Jesus).
[13] A Kabbalah Revelada, op. citado, pg. 32.
[14] Paul Vuliou, citado por Alexandrian, História da Filosofia Oculta, pg. 81
[15] Assim, Abrão, um nome comum entre os caldeus, ao ter acrescentado um “a” ao seu nome, torna-se Abraão, o “Pai de uma multidão”. Êxodo, 17:4.
[16] A semiótica é a ciência que estuda o significado dos símbolos e a sua importância na forma como a nossa mente estrutura esses significados no nosso sistema de linguagem.
[17] Cabala e Contra História. Ed. Objetiva, 2012.
João Anatalino
Enviado por João Anatalino em 02/09/2016
Alterado em 03/09/2016
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