João Anatalino

A Procura da Melhor Resposta

Textos


A MÁGICA ILUSÃO DA VIDA

’ Bemvindo ao mundo dos mágicos, meu filho!”

                                      Richard Bandler e John Grinder


Pai Rebas era um velho ermitão que tinha a fama de feiticeiro e mago. Morava numa velha casinha ao pé de uma montanha onde recebia as visitas das pessoas que procuravam a sua ajuda para resolver problemas de saúde e questões psicológicas mais profundas. A todos que o procuravam Pai Rebas atendia com cortesia e prontidão. Aceitava dinheiro de quem podia pagar e comida e outros presentinhos de quem não tinha dinheiro. Mas nunca negava atendimento a uns e outros nem fazia discriminação entre aqueles que pagavam muito e os que nada deixavam. Aos doentes de corpo receitava ervas e outras panaceias naturais; aos doentes de alma dava conselhos, construía metáforas e fazia outros exercícios, que a uns parecia mágica, a outros bruxaria,  e á maioria simples rituais sem significado algum, mas que sempre acabavam gerando benefícios para quem os praticava.
A verdade é que ninguém saia da cabana de Pai Rebas sem se sentir melhor do que quando lá entrara. 
Um dia o velho mago recebeu a visita de um homem muito rico. Chegou num luxuoso automóvel, acompanhado de vários seguranças, que ficaram do lado de fora da cabana, guardando a porta. 
― Em que posso ajudá-lo, meu filho? ― perguntou o velho mago com o seu cativante sorriso e aquele ar de absoluta tranquilidade que nunca abandonava sua postura.
― Não sei se o senhor pode me ajudar ― disse o sujeito.
― Então por que veio me procurar? ― perguntou o velho mago, sem mudar de expressão.
― Me disseram que o senhor é um bruxo, um sujeito capaz de fazer mágicas com as pessoas e eu fiquei curioso em saber se era capaz de fazer comigo o que ninguém conseguiu até agora.
― E o que eu devo fazer com você, meu filho? ― perguntou Pai Rebas, sem se alterar.
― Sabe, eu sou um sujeito muito rico. Desde a adolescência meu sonho era ganhar muito dinheiro e me tornar um milionário, amado, famoso e respeitado.
― E conseguiu tudo isso? ―perguntou Pai Rebas.
―Dinheiro e fama, sim. Formei-me na universidade aos vinte e dois anos, montei a minha própria empresa e tive muito sucesso nos negócios. Minha marca está hoje em todos os países do mundo e ganho tanto dinheiro que ás vezes nem sei o que fazer com ele. 
― Já experimentou financiar obras de caridade e ajudar outras pessoas a alcançar o mesmo sucesso que você alcançou? ― perguntou Pai Rebas.
― Já ―, disse o milionário. ― Tenho uma fundação que aplica milhões em projetos sociais que beneficiam milhares de pessoas ― respondeu o homem.
― Mesmo assim está insatisfeito, não é? 
― Sim ― respondeu o homem. Descobri que não é esse o tipo de respeito que eu quero. Os políticos me recebem e me bajulam. As pessoas me pedem conselhos, jornalistas escrevem a minha biografia. Organizações pagam muito dinheiro para que eu dê palestras. Muitos jovens procuram me modelar. Mas eu sinto que tudo isso é falso. No fundo todos só querem é saber o tamanho do cheque que eu vou deixar para os seus projetos pessoais ou o que eu vou poder fazer por eles. 
― Quanto aos relacionamentos ― continuou ele ―, já me casei e separei três vezes e não consigo me sentir seguro em nenhum casamento. Tenho a impressão que as mulheres que se aproximam de mim já vem pensando no montante da pensão que irão pedir no momento da separação. 
― E o que posso fazer pelo senhor ―, voltou Pai Rebas a perguntar.
― Diga-me porque não consigo ficar satisfeito e depois faça um de seus trabalhos para que eu deixe de ter esse sentimento de frustração ― pediu o milionário, com um indisfarçável sarcasmo na voz.
― O que me você pede é uma mágica ― disse Pai Rebas, sem se alterar ― O Senhor acredita em mágicas? 
― Claro que não ― disse o homem. ― Mágicos são embusteiros que enganam as pessoas com truques de ilusionismo.
―Na vida tudo é ilusão, meu filho ― disse Pai Rebas. Tanto as coisas que eu faço quanto as coisas pelas quais você lutou a vida inteira. Assim, seja o que for que eu faça por você, tudo continuará sendo somente magia e ilusão.
― Então o senhor também é um velho enganador ― disse o sujeito.
― Sim, meu filho. Sou um velho mago que engana as pessoas. E a vida também é um mago que engana todo mundo.
― Então, se tudo que fazemos é ilusão, que nos resta da vida senão morrer? ― perguntou, desconsolado, o milionário.
― Essa é a única realidade da vida ― disse Pai Rebas. ― E se é essa a solução que você acha que lhe serve eu posso ajudar. 
E, como num passe de mágica, fez aparecer sobre a tosca mesa que os dividia um velho revólver carregado.
O milionário empalideceu. ― Está sugerindo que eu me mate? ― perguntou o homem, surpreso. 
― Eu não, a sugestão foi sua― respondeu Pai Rebas.
― O senhor é louco ― disse o milionário.
― Todos somos loucos em algum grau ― respondeu Pai Sebas.
― É só isso que pode me sugerir?― perguntou, decepcionado, o milionário.
― Há outra alternativa que pode resolver o seu caso ― disse Pai Rebas.
― Qual? ― Perguntou o homem.
― Aceitar que tudo na vida é ilusão e aprender a conviver com ela.
O homem permaneceu em silêncio durante alguns segundos. Depois, com um largo sorriso disse: 
― Entendi, Pai Rebas, o que o senhor quer dizer. Acho que eu consigo aprender a conviver com a ilusão da vida.
― Muito bem, meu filho ― disse Pai Rebas. Você acaba de ser iniciado na seita mais competente do mundo: a seita dos mágicos, onde se aprende a conviver com a ilusão dos sentidos.
Foi então que aquele milionário se tornou também um excelente professor. Hoje ele é um grande conferencista e escreve livros de autoajuda que vende milhões de exemplares todos os anos. Aprendeu a conviver com a magia e passou a ensinar essa sabedoria á outras milhões de pessoas que nunca desconfiaram que tudo na vida é apenas uma milagrosa ilusão dos sentidos. Está feliz e faz outras pessoas felizes.   

 
João Anatalino
Enviado por João Anatalino em 05/11/2016
Alterado em 06/11/2016


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras