João Anatalino

A Procura da Melhor Resposta

Textos


 
 
VITÓRIA DE PIRRO
 
Pirro era rei do Épiro, região da Grécia Meridional. Ao se envolver em uma guerra contra Roma, ele venceu diversas batalhas, mas o custo de suas vitórias foi tão grande que acabou perdendo todo seu exército e a própria coroa. Numa batalha travada próxima á cidade de Ascoli, ele perdeu mais de 10.000 homens. Quando seus generais vieram cumprimentá-lo pela vitória ele respondeu com estas palavras: "Mais uma vitória como esta e estou perdido."
É mais ou menos o que está acontecendo com o Presidente Temer. Ele tem certeza de que vai ganhar no plenário da Câmara a batalha que está sendo travada em face da denúncia contra ele oferecida pelo Procurador Janot. É uma batalha de vida e morte, semelhante á Batalha de Ascoli, cuja vitória custou o reino ao rei Pirro.
Se a denúncia for aceita pelo plenário da Câmara dos Deputados e Temer virar réu, ele terá que se afastar da Presidência por 180 dias enquanto o inquérito é feito. E esse tipo de acontecimento, para um presidente, é morte certa. Quem vai não volta.
É bem possível que Temer ganhe. Pelo menos ele está fazendo tudo para isso. Sem o menor pudor afastou todos os parlamentares que mostraram, na Comissão de Ética, alguma dúvida ou tendência em votar contra ele. O relator ele já perdeu. Pois o deputado Sérgio Zveiter, que é do PMDB, partido do Presidente, votou a favor da continuação do processo. Derrota acachapante para Temer.
Aliás, depois do que o Governo fez, com as trocas dos deputados na Comissão, chamar essa Comissão de Ética é, no mínimo uma piada de mau gosto. Ética é uma coisa que jamais será encontrada ali. Na verdade, essa Comissão virou uma espécie de tropa de choque do Planalto. Ou “tropa do cheque”, como alguns oposicionistas estão chamando os venais deputados que estão sendo comprados com o nosso dinheiro para salvar o mandato de Temer.
Tudo em nome de uma pretensa governabilidade. Como se o se país não tivesse instituições capazes de suportar mais uma defenestração de um governo inepto e corrupto. Já suportamos duas, e o país não quebrou. Aliás, é mais certo que quebre nas mãos de Temer do que com qualquer outro que venha a ocupar sua cadeira. Pois um governo com menos de cinco por cento de apoio popular não tem condições de governar. E depois, não é o presidente, com sua troupe de ministros denunciados pela prática das mais diversas safadezas que vai conseguir tirar o país do buraco que eles mesmos nos meteram. Quem pode fazer isso é o Meirelles e sua equipe. Se a política econômica que eles estão aplicando der certo o país nem precisará de um presidente.para arrumar a casa. Aliás, é o contrário. Com Temer no governo isso está ficando cada vez mais difícil.
Haja vista que até os tucanos já estão pensando em levantar vôo do governo. Como disse o inefável Delfim Neto, tucano é um urubu de papo amarelo. E urubu vive de carniça. Por isso eles vão esperar em cima do muro que o Temer sangre até a morte, e quando isso ocorrer eles descerão para bicar os restos. E não importa que tenham que esperar até 2018.
Até lá, Temer poderá gozar a vitória de Pirro que ele está tentando comprar no Congresso. Para que, só Deus, ou o Diabo, sabe.
 
João Anatalino
Enviado por João Anatalino em 11/07/2017
Alterado em 11/07/2017


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras