João Anatalino

A Procura da Melhor Resposta

Textos


AS BRUXAS DE SALÉM
 
O estado americano de Massachussets é o marco inicial da civilização americana. Pelo menos foi lá que foram fundados o primeiro jornal, a primeira instituição de ensino superior e a primeira biblioteca pública do país. Massachussetts é conhecido também pelas leis bizarras que ainda estão em vigor no estado, que levam as pessoas dizer que “tudo é proibido em Massachussets.”
Uma das leis ainda em vigor diz que todos os homens devem portar uma arma para ir à igreja aos domingos. Evidente que hoje não se cumpre mais essa lei, mas se alguém aparecer na igreja armado, ninguém pode proibi-lo de entrar. No Brasil, uma lei dessas seria considerada um absurdo, mas nas favelas das grandes cidades brasileiras ninguém precisa delas para portar armas, e o que é pior, usá-las contra cidadãos inocentes. Em Boston, capital do estado, há uma lei que permite duelos até a morte no Boston Common (principal parque da cidade) nos domingos, desde que o governador esteja presente. Fico pensando que se tivéssemos uma lei dessas aqui, o Gilmar Mendes e o Rodrigo Janot poderiam se enfrentar num duelo e poupar o país da ridícula pendenga em que esses senhores se envolveram. E de quebra poderiam convidar Lula e Temer para padrinhos do duelo. Quem sabe sobraria para eles também, e numa pancada só, quatro coelhos doentes de vaidade e ânsia de poder seriam abatidos, para o sossego do nosso ambiente político e descanso da pátria combalida por tantos escândalos.
Em Massachussets há outras leis bizarras que causam perplexidade nos turistas e nas pessoas que não conhecem as origens do povo que colonizou o estado. Uma delas, por exemplo, proíbe que se tome bebidas alcoólicas em público. Outra proíbe as pessoas de roncarem em locais públicos. Uma mulher também não ficar por cima do homem no ato sexual. Não sei como se fiscaliza isso, mas a pena para esse “crime” é severa. Também não se pode tomar mais de dois banhos por dia em Boston. Aqui seria bom uma lei dessas nestas épocas de seca.
Para quem acha que o povo de Massachussets gosta de estranhezas é bom lembrar que no Brasil admitimos, normalmente, coisas mais bizarras do que essas. Aqui, por exemplo, um senador da República pode pedir empréstimos de milhões à um empresário reconhecidamente malandro, e este gentilmente o concede, sem garantias, nem cobrança de juros, nem contratos escritos; e tudo fica por isso mesmo. Amigos do Presidente podem manter um verdadeiro Banco Central em apartamentos clandestinos e tudo é normal; assessores do Presidente recebem malas de dinheiro vivo em um restaurante e ninguém se importa com isso.
Aos que acham que os habitantes de Massachussets fazem coisas estranhas, eles respondem que é melhor ser excêntrico do ser hipócrita. Até algum tempo atrás eles ainda queimavam bruxas e enforcavam ladrões de cavalos. Aqui algumas delas ocupam cadeiras no Congresso e acabam até sendo presidentas. E os ladrões estão nos governando. O Brasil não é Massachussetts, e Brasília não é Salém ou Boston, mas quem será mais estranho?  
                
 
João Anatalino
Enviado por João Anatalino em 25/10/2017
Alterado em 26/10/2017


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras