João Anatalino

A Procura da Melhor Resposta

Textos


LULA, PELÉ E O ITAQUERÃO

LULA, PELÉ E O ITAQUERÃO
                                     
 

Sou corintiano desde 1954, quando Luizinho, o Pequeno Polegar, marcou aquele gol contra o Palmeiras e nos deu o título de Campeão dos Centenários. 
Amarguei vinte e três anos sem títulos e onze anos em que o Pelé não deixou a gente ganhar do Santos, marcando sempre um maldito golzinho para empatar ou virar o jogo no último minuto. 
Vinte e três anos sem títulos, onze sem ganhar do Santos e quase cem anos sem um estádio á altura. Isso é ser corintiano, sinônimo de brasileiro sofrido, que nunca perde a esperança e sempre se supera nos momentos mais difíceis.
Vicente Mateus foi um dos melhores presidentes que o Corinthians já teve. Uma das maiores fortunas do país, era um grande empresário. Poderia ter construído um estádio para o Corinthians, mas não fez. Comprou o terreno de Itaquera com essa intenção, mas não teve tempo para concretizar o sonho do estádio.
O Corinthians levou quase cem anos para ter uma arena á altura das suas tradições. Curiosamente ela foi construída justamente em uma época que o clube estava praticamente falido, como a grande maioria dos clubes brasileiros ficou depois da famigerada Lei Pelé. Devia, só para o governo, mais de quinhentos milhões em impostos e contribuições. Não tinha dinheiro nem para pagar aos jogadores. Mas, de repente, uma magnífica arena é erguida em Itaquera em menos de quatro anos. Uma arena de um bilhão de reais. E quem ergueu? A Odebrecht. Em quem foi o fiador? O corintiano Lula. 
Quem disse isso não fui eu. Foi o Sanches, presidente do Corinthians à época e que voltou agora. E que virou deputado por conta disso. Foi ele quem falou: “Se um dia alguém for levantar isso, o Lula vai ficar em situação difícil.”
Evidente. Quem financiou o Itaquerão foi o BNDS e a Nossa Caixa. Por causa do Lula, que sonhava ver a Copa do Mundo ser aberta lá. Uma obra daquelas não custa um bilhão, mas depois que a Lava a Jato começou a investigar as obras construídas pelos empreiteiros amigos do Lula, a gente já sabe porquê o custo das obras públicas no Brasil é o mais caro do mundo. Diga-se, a bem da verdade, que não foi o Lula nem o PT que inventaram as obras superfaturadas e turbinadas a propina. O Maluf que o diga. O PT, junto com o PMDB, só transformou em instituição o conluio dos agentes públicos com os empreiteiros.
Louvo o Lula por nos ter nos dado o Itaquerão. Vou lamentar o resto da vida se o perdermos por conta das mutretas que ele andou fazendo para a sua construção.  Isso não quer dizer que o perdoarei por ter arrendado o país aos empresários da construção civil, assim como não absolvo o Pelé. Primeiro por ter submetido a nós, corintianos, a onze anos de vexames dentro do campo. Segundo por ter ajudado nossos corruptos cartolas a vender o futebol brasileiro para os empresários da bola. 


 

 
João Anatalino
Enviado por João Anatalino em 08/03/2018


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras