João Anatalino

A Procura da Melhor Resposta

Textos


REENGENHARIA 
 
A PNL nos ensina que uma boa sabedoria é aquela que nos leva a considerar o fruto das nossas ações como resultados e não como vitórias ou fracassos. Nesse sentido, não há ganhos nem perdas na vida, mas sim, apenas resultados bons ou ruins. Pode parecer que estamos falando aqui de uma mera questão lingüística, mas é muito mais que isso. Coisas diferentes acontecem  na nossa mente quando nos convencemos que determinada experiência foi um fracasso e quando acreditamos que o que obtivemos foi apenas um resultado indesejado. No primeiro caso criamos um padrão de limitação que nos desestimula para novas tentativas e no segundo a nossa mente fica livre para buscar novas alternativas de realização daquela experiência.  Por outro lado, alcançar resultado diferente daquele que se buscava não é fracassar. Às vezes, o que faltou para se atingir o resultado é um detalhe que pode ser suprido na próxima tentativa. Mas se a experiência for contabilizada como fracasso, a tendência é abandonar a estratégia inteira para tentar outra totalmente nova. E o custo fica maior.
Em tudo que fazemos há um custo envolvido. Até no mero ato de pensar. Estratégias, planos, projetos, são produtos mentais. Eles também têm um custo de elaboração. E da mesma forma que os produtos materiais, eles podem ser reciclados, reelaborados, redimensionados, revistos. Isso é o que chama reengenharia. Reengenharia mental. Estratégia é pensamento materializado. E todo pensamento é construído com linguagem neurológica. São imagens, sons e cinestesias traduzidas em signos lingüísticos, colocados numa certa ordem, dando sentido, significado e valor ao produto da mente.
As palavras têm poder e mais ainda o significado que damos a elas. A vida não é um campeonato feito de partidas mata/mata onde um único resultado nos leva à eliminação. Ela é, na verdade, um torneio que começa com o nosso primeiro suspiro e termina com o último. E nesse torneio não se contabilizam pontos perdidos ou ganhos, mas sim resultados bons ou ruins que não podem ser valorados por qualquer tipo de medida. Nesse campeonato a taça é dada a quem consegue atingir os resultados que ele próprio elege como necessários à sua felicidade e não os que são postos por conta do regulamento do torneio. Daí que cada um é quem valora o próprio resultado. Por isso a PNL têm como um dos seus pressupostos fundamentais a idéia que não existem erros nem acertos, mas apenas resultados. E estes são bons ou ruins segundo a própria ótica de quem joga. Se algo não deu certo em sua vida, e você acha que esse resultado ainda é importante para você, tente outra vez. E não desista nem desacorçoe se o resultado esperado não vier logo. Insista. Mas a cada vez que tentar verifique a sua estratégia. Descubra o que falhou nas tentativas anteriores e corrija. Pois quem faz tudo sempre do mesmo jeito só vai obter sempre o mesmo resultado. Carpe Diem.
 
João Anatalino
Enviado por João Anatalino em 26/04/2018
Alterado em 27/04/2018


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras