João Anatalino

A Procura da Melhor Resposta

Textos


O CAVALEIRO SEM CABEÇA BRASILEIRO


 
Uma das tradições mais interessantes que a igreja católica nos legou é a de São Diniz, que junto com Joana Darc são os santos mais famosos da França. Conta a lenda que São Diniz atraiu a ira da população pagã da cidade, que nessa época, século III a. C., era a grande maioria. A população enraivecida o entregou ao governador romano local, que o mandou decapitar. O santo teve sua cabeça cortada, mas antes que os carrascos pegassem o corpo para enterrar, o cadáver levantou-se, pegou a cabeça decepada, colocou-a sobre os ombros e caminhou até o alto de uma pequena colina, onde finalmente desabou. E ali ele foi enterrado. No local da sua tumba, Santa Genoveva, cinco séculos mais tarde, construiu a famosa Igreja de São Diniz, uma das relíquias históricas mais visitadas da capital francesa. 
Essa lenda é famosa. Há outras que falam de pessoas que perdem a cabeça, mas mesmo depois de mortas continuam á sua procura. Nas antigas colônias inglesas da América do Norte conta-se a história do cavaleiro sem cabeça (Sleepy Hollow). Esse foi um soldado mercenário contratado pelos ingleses para manter a ordem nas rebeldes colônias americanas do local. Mas era um sujeito tão rude, tirano e sanguinário, que acabou sendo linchado pela população local. Teve a cabeça cortada e o corpo foi enterrado sem ela. Ninguém sabia dizer onde foi parar a cabeça. Por isso o amaldiçoado cavaleiro acéfalo saia da sua tumba toda noite e cortava as cabeças das pessoas que encontrava em seu caminho na esperança de que uma delas fosse a sua. Essa lenda foi recontada em inúmeros romances e adaptada para o cinema num filme com Johnny Deep no papel principal.
A lenda do cavaleiro sem cabeça é arquetípica.  Todos os povos contam alguma coisa parecida. Até o Brasil já tem a sua. Só que por aqui, como é de praxe, tudo se esculhamba. Pois a entidade sem cabeça que anda aterrorizando nosso povo, não é um cavaleiro, mas um zumbi. Que até tem nome. Chama-se Michel Temer.  Parece que ele perdeu a cabeça há muito tempo e agora anda por aí, desvairado, desnorteado, procurando a cachola que perdeu. Como não consegue achar, espalha terror e desespero por toda parte.
Na lenda do Sleepy Hollow, o cavaleiro sem cabeça só parou de fazer maldades quando, finalmente, encontrou a sua e ela foi enterrada junto com o resto do corpo. Assim, pedimos encarecidamente á qualquer pessoa, que por acaso encontre a cabeça perdida do Temer, que a devolva a ele, antes que todo o povo do Brasil perca a sua. É fácil identificá-la. Ela se parece com a do Conde Drácula. A propósito, como São Diniz, quem sabe daqui há alguns séculos alguém descubra que ele foi, na verdade, um santo, e construa para ele uma bela catedral, lá mesmo, sobre as ruínas do Palácio do Planalto, onde hoje ele perpetra as suas maldades. Lenda urbana ele já virou. .
 
João Anatalino
Enviado por João Anatalino em 05/06/2018
Alterado em 07/06/2018


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras