João Anatalino

A Procura da Melhor Resposta

Textos




Lula, Zé Dirceu, Vaccari Neto, pagando pena por corrupção, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha. Paulo Bernardo, Gleise Hofman, Jaques Wagner, Guido Mantega e outros, sendo investigados e alguns já denunciados pelos mesmos crimes. O PT é quadrilha ou partido político? Partido dos Trabalhadores ou dos Trambiqueiros? Certo que o PT não é pioneiro nessa prática, pois ela vem de longe. Desde os tempos de Tomé de Souza. Na época da colônia, roubar os cofres públicos, cobrar propinas e dificultar as coisas para vender facilidades já era tão comum que o poeta Gregório de Matos Guerra , chamado “Boca de Inferno”, dizia que as autoridades públicas eram “ por fora, bela viola, por dentro pão bolorento”. Não foi só ele. O Padre Vieira também não poupou a camarilha da época. Ficaram famosos os Sermões nos quais ele apostrofava as autoridades maranhenses com tudo que era nome feio. A família do Sarney já tinha seus antecedentes naqueles tempos. Na época da ditadura militar dizia-se que o Mário Andreazza brigou com o Figueiredo porque este foi aos Estados Unidos botar uma “ponte de safena” e ele, que era Ministro dos Transportes, não pode cobrar comissão em cima dela.
O problema é que PT institucionalizou a corrupção. Levou-a para dentro do governo e fez dela uma prática partidária. Do Mensalão ao Petrolão, ao CARF, ao BNDS, todos os “territórios” que foram distribuídos aos partidários do PT e seus aliados se tornaram antros de corrupção. Como os “negócios” da Máfia italiana nos anos trinta e quarenta. 
Don Corleone, o inefável personagem do romance de Mário Puzzo dizia que a sociedade é corrupta por natureza e era movida por dinheiro e vantagens que cada um consegue colocar sobre o concorrente. Tudo pelo poder. Por isso ele protegia sua “família” com unhas, dentes e armas. O Brasil de hoje não deve nada às Máfias daquele tempo. Foi loteado entre quadrilhas.  Don Corleone tinha razão. A sociedade moderna, especialmente quando ela é livre e têm seus valores centrados no sucesso econômico e na ascensão social, faz da corrupção e da falta de ética uma das suas mais eficientes ferramentas. Por isso as democracias criam mecanismos de controle para, pelo menos, tentar evitar que isso se torne uma política de estado e acabe institucionalizando a lei da selva. Foi o que o PT e seus aliados desafetos, que atualmente estão no poder, fizeram. O mundo político do país parece a série Walking Dead. Todos tentando sobreviver numa terra de zumbis.
A corrupção é natural no ser humano. Cedo ou tarde todos acabamos sendo consumidos por ela. Mas enquanto há vida e consciência ela pode ser evitada. Que os políticos que ainda não foram envolvidos em alguma falcatrua não se esqueçam dessa verdade fundamental. Se quiserem sobreviver na era pós PT\MDB, não se deixem consumir por esse verme. O governo de Michel Temer, que já virou morto vivo, que o diga.
 
João Anatalino
Enviado por João Anatalino em 12/06/2018
Alterado em 12/06/2018


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras