João Anatalino

A Procura da Melhor Resposta

Textos


FOGUEIRAS DE SÃO JOÃO
 
Se alguém tinha alguma dúvida sobre a orientação ideológica de alguns dos juízes que compõem a chamada Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal, essa dúvida foi dissipada ontem com a absolvição de Gleisi Hoffmann e Paulo Bernardo das acusações que lhe foram feitas pelo Ministério Público Federal de se beneficiarem do esquema corrupto montado pelo PT para financiar seu projeto de poder. Certo que para se condenar alguém é preciso provas indiscutíveis da conduta criminosa do réu, e no caso, como bem apontou o relator Edson Fachin, não se comprovou que a senadora e seu marido tenham dado qualquer contrapartida em troca do apoio financeiro que receberam do criminoso Paulo Roberto Costa, diretor da Petrobrás, preso por desviar milhões dos cofres da estatal. Esse funcionário era um dos indicados do PT na diretoria da Petrobrás, e um dos principais financiadores de campanhas dos petistas, com o dinheiro desviado através dos contratos superfaturados que a estatal mantinha com as grandes construtoras.
O relator Edson Fachin, juntamente com o decano Celso de Mello ainda tentaram punir os réus pela prática do financiamento ilegal de campanha, via caixa dois, pois segundo esses ministros, o dinheiro dado pelo corrupto funcionário para a campanha da senadora não foi contabilizado, e portanto, era ilegal. Mas nem isso foi reconhecido pelos três outros ministros, Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowisky e Dias Toffoli, que simplesmente absolveram a senadora e seu marido de todas as imputações.
Quanto a Gilmar Mendes, não é preciso especular muito porque ele tomou essa decisão. Ele é frontalmente contra tudo que vem da Operação Lava a Jato. Para ele os métodos usados pela Polícia Federal e Ministério Púbico para obter confissões e provas são ilegais e frontalmente ofensivos ao regime democrático. Já chamou as delações premiadas de tortura e não tem nenhum pejo em mandar soltar os acusados que os juízes de primeira instância mandam prender. Quando à Lewandowisky e Toffoli, eles nunca esconderam a sua simpatia pelo PT. Ambos foram indicados por Lula, e Toffoli, inclusive, já foi advogado do próprio PT.
É evidente que não se pode, nem se deve condenar ninguém sem provas. E não se provou, nesse caso, que a senadora Gleysi, nem o ex-ministro Bernardo, quando em exercício de seus cargos públicos, tenham dado qualquer contrapartida ao funcionário público criminoso que financiou suas campanhas. Separa-se, nesse caso, a moral do direito, como se a primeira não tivesse nada a ver com o segundo, e a vida pública dos nossos governantes e representantes legislativos não precisassem ser pavimentadas por uma conduta ética adequada.
Para o Dr. Gilmar, cujo ciúme e inveja dos colegas de instancias inferiores e dos procuradores do Ministério Público, o leva a se tornar patrono dos criminosos de colarinho branco, e para os magistrados Toffoli e Lewandowky, cujas cores partidárias os leva a se comportar mais como parlamentares nas tribunas das casas legislativas do que como magistrados, a questão moral não tem nenhuma relevância no meio político. Especialmente quando os envolvidos são velhos amigos ou militantes dos partidos aos quais pertencem ideologicamente. Com isso tudo, a esperança dos brasileiros, de ver este país passado a limpo, vai ficando cada vez mais distante.
Não faz mal. Enquanto pintamos a cara para torcer para a seleção e dançamos quadrilha em volta das fogueiras de São João, outras quadrilhas faturam em cima da nossa frivolidade. Viva o Brasil.   
 
João Anatalino
Enviado por João Anatalino em 20/06/2018


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras