João Anatalino

A Procura da Melhor Resposta

Textos


                 O ATENTADO DE JUIZ DE FORA
 
Em 27 de fevereiro de 1933, o prédio do Parlamento alemão, em Berlim, foi destruído por um incêndio. Algumas semanas antes Adolf Hitler havia sido empossado como Chanceler da Alemanha com a intenção declarada de implantar o regime nazista no país. Hitler e seus comparsas acreditavam que todos os males da Alemanha eram provocados por três segmentos sociais: os judeus, os comunistas e os maçons. Quanto aos comunistas, foi providencial para ele a prisão de um sujeito chamado Marinus van der Lubbe, membro do Partido Comunista alemão, que depois de convenientemente “interrogado” pela polícia nazista, confessou ter ateado fogo no prédio do Parlamento. Os nazistas se aproveitaram disso para colocar os comunistas em campos de concentração. Mais tarde o próprio Herman Goering, segundo homem do Partido Nazista, confessaria terem sido eles próprios que botaram fogo no Reichstag. Mas nessa altura Hitler era o supremo poder na Alemanha e a confissão só gerou elogios e admiração no espírito dos alemães. O incêndio do Reichstag foi considerado uma estratégia genial por parte dos servis comentadores políticos da época, fascinados pelas conquistas de Hitler. Mais tarde, já como ditador, Hitler voltaria suas baterias contra os judeus e o resultado, como se sabe, é uma das páginas mais sinistras que alguém já escreveu nos livros da História. Quanto aos maçons, muitos foram parar nos campos de concentração, embora boa parte dos líderes nazistas fossem maçons ou pertencessem à alguma organização do gênero.
Não raro, crimes praticados por pessoas desequilibradas acabam sendo aproveitadas por políticos sem caráter para darem curso aos seus propósitos. Foi o caso do atentado perpetrado pelo estudante sérvio Gavrilo Princip, que deu início á Primeira Guerra Mundial. Mais próximo de nós temos o caso do assassinato do Governador da Paraíba, João Pessoa, cometido pelo advogado João Duarte Dantas, que foi o estopim da Revolução Constitucionalista de 1932. Alguns anos mais tarde, tivemos o atentado da Rua Toneleiro, em 5 de agosto de 1954, quando o jornalista e político Carlos Lacerda foi atacado a tiros por integrantes da guarda pessoal do presidente Getúlio Vargas. Esse episódio viria a contribuir para o desenlace trágico do governo Vargas, que terminou pelo seu suicídio.
Política, futebol e religião são as três atividades que mais incendeiam o espirito das pessoas. A política, quando praticada com tolerância, racionalidade, ética e verdadeiro compromisso com o país, torna-se a mais virtuosa das artes. Não há sociedade organizada sem política. E não há como sobreviver em uma sociedade democrática e livre sem os políticos. Por isso chamamos a atenção para o atentado de Juíz de Fora, em que o candidato Jair Bolsonaro foi esfaqueado. Que ninguém venha a utilizar esse ato para fins políticos, pois tudo indica que se trata de um ato praticado por um desequilibrado.
A propósito, há quem diga que Bolsonaro é maçom. Se é verdade ou não, ninguém sabe. Só posso dizer que se fosse, ele não passou de aprendiz.
 
João Anatalino
Enviado por João Anatalino em 06/09/2018
Alterado em 07/09/2018


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras