João Anatalino

A Procura da Melhor Resposta

Textos


A PENA DO LULA
 
Escotoma é um termo da literatura médica, que designa uma mancha escura que surge nos olhos provocando um “ponto cego” no nosso campo visual. As coisas estão diante do nosso nariz, mas a gente não vê. Em psicologia esse termo também é usado para identificar uma falha de percepção. Um exemplo desse tipo de falha perceptiva é quando a gente fica procurando pela casa toda as chaves que estão no nosso bolso ou os óculos que estão pendurados na nossa testa. A propaganda eficaz também pode fazer isso com a gente. Ela nos leva a concentrar o foco das nossas atenções nas qualidades de um produto e nós deixamos de ver os defeitos que ele tem.
Lula acaba de ser contemplado por um STJ bonzinho com uma redução de pena. Os petistas comemoram isso como se fosse uma vitória. Para eles isso prova que a Policia Federal, o Ministério Público e toda a Magistratura nacional, incluindo as três instâncias do Judiciário, junto com boa parte da imprensa e a maioria da opinião pública do país, teriam se unido em um complô para destruir o PT, juntamente com o seu líder. Nem consideram que foi o governo petista que escolheu os homens que chefiavam a polícia que prendeu o Lula, os procuradores que o denunciaram e os juízes dos Tribunais superiores, que o julgaram. Será que os petistas, que foram tão competentes para assaltar o erário público durante tantos anos são tão burros que não souberam nem escolher cúmplices confiáveis para ocupar essas funções? Os tucanos fizeram melhor. Botaram amigos nesses postos e por isso nunca foram investigados. O Fernando Henrique, por exemplo, tinha o Geraldo Brindeiro como Procurador Geral da República para engavetar todas as denúncias que se faziam contra ele. Tinha também o Everardo Maciel, na Receita Federal, que nunca soube que seu chefe mandava dinheiro por fora para sustentar a amante no exterior, e nem desconfiou que os conselheiros do CARF (que no tempo dele era Conselho dos Contribuintes) vendiam sentenças que beneficiavam empresas sonegadoras de tributos.
Agora, os petistas acreditarem que tudo é complô para tirar o Lula da vida pública e prejudicar o PT, só mesmo alguém cujo cérebro foi devidamente “lavado” pode hospedar escotomas desse tipo.
Lula tem mais de setenta anos e uma dezena de processos nas costas. Se ele fosse julgado como cidadão comum pegaria pelo menos uns trinta anos e morreria na cadeia. Mas o circo já está sendo armado para que ele saia da prisão o mais cedo possível e volte a fazer política. Tudo bem. Afinal, como ensina a filosofia de Marx, o mundo resulta de um movimento dialético. Não há luz sem sombra, nem bem sem mal. Sem o diabo Deus seria uma hipótese desnecessária, como dizia Blaise Pascal. Todo governo precisa de oposição. Acho que foi isso que os juízes do STJ pensaram quando reduziram a pena do Lula.
João Anatalino
Enviado por João Anatalino em 23/04/2019
Alterado em 25/04/2019


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras