João Anatalino

A Procura da Melhor Resposta

Textos


IDIOTICES IDEOLÓGICAS
 
Quatro turistas americanos, junto com seu guia, estavam escalando um pico nas Montanhas Rochosas, quando sobreveio uma terrível nevasca. Imediatamente procuraram abrigo dentro de uma caverna, para esperar a tempestade passar.
Anoiteceu e nada da tempestade amainar. Resolveram passar a noite naquela caverna. O termômetro marcava - 20º C . E cada vez ficando mais frio.
Então o guia falou. “Não temos nada para queimar e não podemos fazer fogueira porque a caverna ficaria cheia de fumaça e nós morreríamos asfixiados. A solução é tirar nossos agasalhos e fazer um cobertor coletivo. Depois nos abraçarmos todos e passar calor uns para os outros.”
 Os quatro turistas se olharam detidamente, coisa que não tinham feito até então. Um deles era um negro do estado do Mississipi. Odiava os brancos, que durante séculos oprimiram os negros naquele estado. Outro era um branco do Alabama, membro da Klu-Klux-Klan. Seu ódio pelos negros era uma coisa entranhada. O terceiro indivíduo era um judeu do Bronx. Não abria a mão nem para dizer bom dia. O quarto era um cowboy do Texas, metido a macho, daqueles que costumam dizer que sua parte feminina é lésbica. O quinto era o guia, sujeito de bom coração, mas sem nenhuma iniciativa e nenhuma liderança.
O negro olhou para o branco e disse para si mesmo: “mas nem Deus me fará abraçar esse maldito lixo branco.” O branco olhou para o negro e pensou a mesma coisa.” Abraçar esse negro? Jamais!” O judeu,por sua vez, pensou que dividir seu agasalho com os outros o tornaria mais pobre. O cowboy disse para si mesmo: “eu, me agarrar com esses marmanjos? Mas nem morto!”
O guia ficou olhando para os outros quatro, esperando que algum deles tomasse a iniciativa de por em prática sua idéia. Como ninguém se habilitou, ficou na dele.
Pela manhã, quando a tempestade passou e uma equipe de resgate chegou,  encontrou na caverna cinco homens mortos, rígidos como blocos de gelo. Todos com os braços cruzados sobre o peito, como se estivessem protegendo algo muito valioso.  
Dedico essa metáfora ao presidente Bolsonaro. Ele já venceu a eleição, mas parece que não se deu conta disso ainda e continua em campanha. Ao invés de procurar se compor com seus parceiros para tentar fazer um bom governo, ele sobe nos seus tamancos de reacionário e fica atacando quem pode ajudá-lo. Está mais que na hora de ele começar a governar e parar com picuinhas ideológicas. Alguém precisa dizer ao Presidente que entre ideologia e idiossincrasia não há muita diferença. E não por acaso esses termos têm o mesmo radical da palavra idiotice. E idiotice é termo que se aplica bem ao seu Nostradamus novaiorquino Olavo de Carvalho. Aliás, com um guia desses, a vaca irá para o brejo mais cedo do que se espera. O problema é que nós iremos junto com ela.

 
 
João Anatalino
Enviado por João Anatalino em 07/05/2019


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras