João Anatalino

A Procura da Melhor Resposta

Textos


O DIABO OBSOLETO
 
A intuição humana sempre acreditou que o mundo é construído por duas forças antagônicas. Elas são chamadas de bem e mal, positivo e negativo, yin\yang, luz e trevas, etc. A física moderna as chama de relatividade e gravidade. Uma dispersa, outra reúne. Uma separa a outra aglutina.
As religiões transformaram essa tradição numa metáfora interessante. Virou um conflito entre Deus e o Diabo. Antes de o ardiloso anjo caído travestir-se de serpente para seduzir a ingênua Eva, ele era o melhor amigo de Deus. Mas divergências políticas e ideológicas fizeram com que eles brigassem, e Deus, sendo mais poderoso, expulsou o ex-amigo e aliado do céu, exilando-o na terra. Com ele veio uma horda de seguidores, que passaram a semear a discórdia entre a criação divina, junto com a maledicência, a mentira, a cupidez, a inveja, enfim, todos os vícios possíveis e imagináveis. 
Desde então Satanás e seus seguidores fazem esse trabalho sujo. E a se julgar pelo resultado eles têm sido muito eficientes, pois até agora não houve ano sem que eles provocassem conflitos em algum lugar do mundo. Afora isso, aliciaram papas, pastores, rabinos, mulás, aiatolás, pais de santos, religiões, partidos políticos, ideologias, economia de mercado, sindicatos, torcidas organizadas e afins, para trabalhar segundo seus propósitos.
Houve vezes em que Deus, incomodado com essa balbúrdia, mandou emissários seus à terra para contrabalançar a influência de Satanás. Mas malgrado o trabalho feito por eles, nem Buda, Maomé, Jesus ou qualquer outro desses emissários tiveram sucesso em livrar a criação divina das garras desses demônios. Satanás era muito esperto e controlava a mídia. Perverteu as mensagens deles e utilizou-as em seu benefício. 
Foi então, que cansado de ver Satanás enganar as pessoas, Deus desenvolveu uma nova estratégia. Ao invés de ficar mandando emissários à terra para tentar resgatar sua criação, resolveu usar a mesma ferramenta do inimigo, ou seja, a mídia. Foi assim que surgiu a Internet e as redes sociais. 
Um dia, um astronauta, girando na órbita da terra, olhou pelo visor da sua espaçonave e viu Satanás lá fora. Tinha a cara desconsolada de um mendigo errante. Parecia magoado e desorientado. O astronauta ficou com pena do danado. Perguntou-lhe o que estava fazendo ali. Satanás disse que fora expulso da terra pela Internet e pelas redes sociais. Perdera seu lugar na vida dos homens, pois eles não precisavam mais dele para espalhar a discórdia, a maledicência e a mentira. Tornara-se obsoleto. Assim, ele estava indo procurar um planeta que ainda não tivesse desenvolvido esses recursos.  Junto com ele marchava uma legião de blogueiros, twiteiros, whatssapeiros, instagramistas, hackers, paparazzis e semelhantes.
. ̶  Hei  ̶  gritou o astronauta. ̶  Não estou vendo políticos na sua troupe. Você não vai levar consigo os maiores mentirosos da terra?
. ̶   Não  ̶ , respondeu o danado. ̶  Alguém tem que ficar para fazer a minha parte. Senão até Deus vai perder a finalidade.
E lá se foi a horda maldita, sumindo no espaço como um exército de Brancaleone.
 
João Anatalino
Enviado por João Anatalino em 09/07/2019
Alterado em 09/07/2019


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras