João Anatalino

A Procura da Melhor Resposta

Textos


          Shrek é um ogro mal humorado, mas como tem bom coração, acaba sendo até simpático. No fim a gente gosta e torce por ele.
Mas ele é muito ciumento. A maioria das encrencas que ele arruma é por causa dos ciúmes que ele tem da namorada e do seu território na floresta, que ele defende com unhas e dentes. E não são poucas as enroscadas em que ele se mete por causa da sua teimosia, ciúme e mal humor.
        Talvez isso seja uma marca registrada desses mitológicos monstrinhos. Ogro é sinônimo de pessoa ignorante e insociável. Bate em tudo e em todos.
        Como o presidente Bolsonaro. Ele não tem a aparência de um ogro, mas está fazendo força para se comportar como um. Começa pelo modelo que ele escolheu para copiar, pois Donald Trump, esse sim é um verdadeiro manjaléu, bombado e grosseirão.
        Bolsonaro deu agora de sentir ciúmes do Ministro da Saúde, o Mandetta. Aliás, tem um monte de gente se torcendo de ciúmes dele. Principalmente na troupe do presidente, incluindo os seus filhos. Por conta da sua atuação ponderada, séria, concisa e sobretudo profissional, no combate à pandemia do corona vírus o homem virou herói nacional. Está em todas as mídias.
        O sucesso incomoda, principalmente quando se trata do sucesso dos outros. Nosso Messias não gosta disso. Assim todo ministro que começa a ganhar muitas manchetes e se coloca sobre os holofotes da mídia, provoca crises intensas de ciúmes nele. Por que ele os vê como possíveis adversários nas próximas eleições. Já aconteceu com o Guedes e com o Moro. Agora é o Mandetta.
        É uma pena. Inveja e ciúme matam tanto quanto armas brancas e de fogo. Mais até que o corona vírus. Boa parte dos crimes cometidos pelo homem é motivada por esses dois sentimentos inconfessáveis. Eles são como hemorroidas. A maioria das pessoas tem, mas são poucos que confessam.
       Bolsonaro deixou isso bem claro quando disse que Mandetta precisa ter um pouco mais de humildade e reconhecer quem é o seu chefe. Não creio que o Ministro não tenha consciência disso. Não vi, até agora, nenhuma manifestação dele que pudesse desrespeitar o seu superior hierárquico, como o presidente gosta de se referir a si próprio.
       O ego é o nosso centro de referência e origem de todos os nossos sentimentos. Bons e ruins. Ele é que nos tipifica como seres humanos. Não é bom deixá-lo vazio, como fazem os ascetas e iogues hindús em busca da iluminação; mas também não devemos permitir que ele se infle demais com a nossa própria vaidade e sensação de onipotência. Pois aí ele pode se perder no ar como um balão de gás, sem rumo nem direção.  
       Quando vejo o Bolsonaro falando mal de alguém, me lembro do Shrek. Só não consigo achá-lo simpático e engraçado, como ao mal humorado ogro do filme.

 
João Anatalino
Enviado por João Anatalino em 03/04/2020
Alterado em 04/04/2020


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras