João Anatalino

A Procura da Melhor Resposta

Textos


O VERDADEIRO DIABO
 
Muitos filósofos afirmam que mundo é construído através de um processo dialético.  Bem e mal, positivo e negativo, matéria e espírito, direita, esquerda, economia de mercado e estado social, Deus e o Diabo etc. Não sei até que ponto isso está certo, mas esse maniqueísmo parece próprio do cérebro humano, que só consegue raciocinar dentro desse processo.
É o que acontece agora com essa pandemia do corona vírus. Ela virou, na verdade, um pandemônio. Tornou-se um embate entre interesses de quem tem medo de perder dinheiro e quem tem medo de perder a vida. Não entro no mérito de quem tem razão. Já não sei qual dos dois é mais importante. O que vejo é o completo desfiguramento de um debate que deveria ser conduzido com racionalidade, prudência e desprendimento. Mas não se vê isso. De um lado temos governadores tentando aproveitar a oportunidade para dar calote em suas dívidas com a União e um bando de políticos fisiológicos tentando vender o que resta de suas almas corrompidas por uma teta no governo. Teta que o presidente lhes têm negado. Doutro lado, temos um presidente que sofre da nostalgia do regime militar e parece querer aproveitar o momento complicado em que vivemos para restaurá-lo.
Milhões de pessoas morrerão com essa pandemia.Tudo bem.  Afinal, o que são alguns milhões numa população que se conta por vários bilhões? Trump e Bolsonaro estão certos. Os que vão morrer vos saúdam. Mas a fome, a falta de recursos para a saúde, a ausência de saneamento básico, a pobreza endêmica de mais da metade da população terrestre matam mais que qualquer pandemia. Essas são perenes e não provocam tanta comoção. Já estamos acostumados com elas. Nem se vê tantos governos e organizações mundiais se mobilizarem para extingui-las.
Pior que tudo isso são as fake news que circulam pelos canais de comunicação e pelas redes sociais em momentos como esses. São tão letais quanto o covit 19. Por que disseminam falsas crenças, falsos valores e colocam a sociedade num estado de estresse e pânico que causam tanto estrago quanto o vírus chinês.
O verdadeiro diabo é a falsa informação. A propósito, relembro a anedota do astronauta que estava voando em órbita da terra e viu Satanás lá fora. Parecia um mendigo errante, magoado e desorientado. Com pena do danado, perguntou-lhe o que estava fazendo ali. Com grande desconsolo, o capeta disse que fora expulso da terra pela Internet. Não tinha mais lugar na vida dos homens, pois eles não precisavam mais dele para espalhar discórdia na terra. Tudo isso, agora, a mídia e as redes sociais faziam com mais competência do que ele. Por isso estava indo procurar outro planeta que ainda não tivesse desenvolvido esses recursos.
A propósito não aguento mais essa quarentena. Não vejo a hora de sair de casa para tomar uma cerveja com os meus amigos. Sem fakes news nem proselitismo político. Só para jogar conversa fora.



 
João Anatalino
Enviado por João Anatalino em 23/04/2020


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras