João Anatalino

A Procura da Melhor Resposta

Textos


CPF X CNPJ
 
A única coisa no mundo que merece a nossa fascinação de verdade é a vida. Deus já a construiu com suas próprias armas de defesa. Por mais que nossa insensatez invente armas cada vez mais poderosas para destruí-la, ela sempre se defenderá e sobreviverá, malgrado os ataques mais cruéis, mais devastadores que contra ela sejam dirigidos, seja por quem for. Até por nós mesmos. Ela é realmente fascinante. Ela é, ao mesmo tempo, a mais simples das estruturas que Deus pôs no mundo e também a mais complexa. É tão simples que todo o seu conteúdo físico e intelectual cabe numa minúscula célula, o zigoto. E tão complexa que até hoje sua estrutura não foi mapeada a contento, malgrado todo o avanço da ciência humana.
Por outro lado, no atual estágio da sociedade seria possível a vida humana sem a existência de empresas? Como um contingente de quase oito bilhões de pessoas poderia sobreviver sem a organização social e dentro desta a produção centrada em células empresariais? Essa questão nos parece aquela do copo de água enchido até o meio. Uns vêem o copo meio cheio, outros o copo meio vazio. Os defensores de um e outro lado estão certos e errados. O CNPJ sem o CPF é uma carroça sem roda e o CPF sem o CNPJ uma roda sem carroça. Paulo Skaf e Rodrigo Maia estão certos. Bolsonaro precisa calar seu ego de ditador e os governadores, especialmente João Dória, a sua ambição fora de propósito. Bolsonaro não é médico e precisa parar de dar palpites em assuntos que ele não entende. Dória e os governadores precisam ter mais senso prático e deixar por conta dos prefeitos as medidas de isolamento social. Há centenas de cidades no Estado de São Paulo e outros estados que não tem um único caso de covit 19. Não justifica o isolamento social de seus habitantes.
Está faltando inteligência e principalmente humildade aos nossos governantes. Isso sempre acontece quando é o ego que fala. Ele sempre cala a razão.  Do jeito que o debate está sendo conduzido, das duas uma: salvamos as empresas e matamos os consumidores, ou salvamos os consumidores e matamos as empresas. Se todos os nossos atores políticos estivessem, de fato, interessados em encontrar soluções para a crise atual, ao invés de aproveitá-la para conquistar poder político e credenciar-se para as próximas eleições, certamente eles as encontrariam. Deus deu inteligência ao homem para botar ordem no caos. Mas os nossos políticos estão fazendo exatamente o contrário. Querelas partidárias e batalhas ideológicas são a única coisa que não precisamos agora. Aos bolsonaristas e seus opositores só podemos dizer o seguinte: não tem santo nessa procissão de horrores que estamos assistindo. Só megalomaníacos ávidos de poder nos andores e um bando de cegos de um lado e de outro fazendo claque. E quando ela passar, ganhe quem ganhar, só restará a miséria e a morte para uns e para outros.  
 
João Anatalino
Enviado por João Anatalino em 14/05/2020
Alterado em 14/05/2020


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras