João Anatalino

A Procura da Melhor Resposta

Textos


O CÚMULO DA IRRACIONALIDADE
 
Toda ideologia é fruto de opinião e toda opinião é contaminada pelo desejo da pessoa de ver sua verdade triunfar. Dificilmente a razão impera quando uma ideologia informa o pensamento. Argumentos a favor, por mais irrazoáveis que sejam, são aceitos sem qualquer juízo de valor enquanto os em contrário se refutam sem qualquer justificativa.
Não há pior escravidão do que o proselitismo inconsciente de alguém que se coloca de um lado da estrada e não olha para mais lado algum. Isso ocorre muito com causas que envolvem crenças e valores populares, como religião, futebol e principalmente política. Adota-se um partido, como se ele fosse o único a possuir a verdade e refuta-se qualquer outro movimento em contrário como se ele fosse um inimigo que é necessário destruir.
Olho os manifestantes pró e contra o presidente Bolsonaro e não posso deixar de pensar que estamos diante de um fenômeno já observado por vários filósofos ao longo da história política da humanidade. Esse fenômeno é uma espécie de febre mental que tolda a razão das massas e provoca nelas uma crise de irracionalidade. Hegel observou isso em sua análise da Revolução Francesa e seus desdobramentos na História do século XIX e os existencialistas ( KierkegaardNietzscheHeidegger e Sartre, especialmente) na história do mundo que precede as duas grandes guerras mundiais.
Aqui no Brasil estamos vivendo um exemplo desse fenômeno. Vemos, nessas manifestações, o quanto as massas estão confusas e como perderam o senso de racionalidade quando, dos dois lados, lemos cartazes defendendo a mesma causa, ou seja, a democracia. Os bolsonaristas acusam o Supremo de querer implantar a ditadura e os antibolsonaristas dizem que é o presidente que vai fazer isso. Os bolsonaristas “defendem” a democracia deles pedindo o fechamento do Congresso, do STF e a intervenção militar; os opositores do presidente, por sua vez, “defendem” a sua pedindo o impeachement de um presidente eleito com 57 milhões de votos! Como explicar tamanha incoerência? Em meio a tudo isso, quem deveria manter a cabeça fresca e por um pouco de bom senso nessa loucura toda, é justamente quem coloca ainda mais lenha na fogueira.  De um lado um presidente destrambelhado e reativo, apoiado por um bando de extremistas radicais, que sonham com a volta da ditadura militar e de outro uma oposição sustentada por uma multidão de esquerdistas magoados com a perda do poder e o consequente alijamento de uma teta onde mamaram por muito tempo. E tudo isso em meio à uma pandemia que ceifa cerca de mil vidas diariamente!
Onde nos levará tanta irracionalidade? As abelhas se defendem unidas quando seu habitat é atacado. Até os caranguejos deixam de brigar dentro de seus buracos quando um inimigo exterior os ataca. Nós não. Se o homem é de fato, um animal racional, essa é uma dúvida que eu vou levar para o túmulo.
João Anatalino
Enviado por João Anatalino em 08/06/2020


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras