João Anatalino

A Procura da Melhor Resposta

Textos

O DILEMA DAS SANTAS CASAS
 
Machadinho é Provedor de uma Santa Casa de Misericórdia. Para quem não sabe, o Provedor de uma Santa Casa é uma pessoa da sociedade que é eleita para dirigir o hospital. Ele não é médico, nem administrador hospitalar, nem sequer um profissional da saúde. É um voluntário que assume o compromisso de administrar o hospital e não ganha um centavo por isso.
Como era uma pessoa muito respeitada na cidade, Machadinho foi eleito Provedor da Santa Casa. Logo de cara se viu de braços com um baita problema. O hospital tinha apenas oito leitos de UTI e todos estavam ocupados, menos um. Três pacientes acabaram de dar entrada no hospital. Um é um senhorzinho de oitenta anos que está com um câncer terminal. Outro é uma gestante de alto risco que precisou ser operada de emergência e precisa de cuidados intensivos. O terceiro é um jovem de família abastada que tomou todas numa festa, bateu seu carro esporte num poste e se arrebentou todo. Morrerá se não receber cuidados intensivos.
Machadinho sabe que só pode atender um dos três. Não tem como improvisar leito de UTI. Isso é impossível, embora alguns políticos pensem que é fácil e fiquem pressionando o Provedor para que atenda um dos seus eleitores. E quando isso não acontece, eles viram inimigos e fazem de tudo para difamá-lo. Isso acontece todo dia, mas o povo não sabe e pensa que são os médicos, os enfermeiros e os diretores que são os culpados pelo descalabro que existe em nossos hospitais públicos.
Machadinho terá que escolher. Ele sabe que os dois que forem preteridos certamente morrerão, pois terão que procurar outros hospitais e vaga de UTI no sistema SUS é tão difícil de achar quanto um político que cumpre suas promessas depois de eleito.
A quem Machadinho contemplará? Quem ele escolherá para viver? Quem ele escolherá para morrer? Quem você escolheria?
Se um dia você estiver no lugar do Machadinho, há uma coisa que precisa saber. Seja quem for que você escolha, as famílias dos que morrerão vão processá-lo por omissão de socorro. Você será acusado de assassinato. Pelas famílias dos defuntos e pelo Ministério Público. Se você tiver bens eles poderão ser requisitados por um juíz para uma possível indenização às famílias.
Há outra coisa que você precisa saber: Santas Casas não pertencem ao governo. São hospitais particulares que ele contrata para prestar serviços de saúde. As verbas que o governo repassa às Santas Casa não cobrem 60% dos seus custos. O resto é provido pela caridade pública, o trabalho dos voluntários e as ações que a Provedoria faz para arrecadar fundos.
Quando você precisar de uma Santa Casa para algum atendimento, pense em tudo isso. E talvez você comece a ter mais cuidado com o seu voto.

instagran: escritorjoão anatalino.com
João Anatalino
Enviado por João Anatalino em 16/01/2021
Alterado em 16/01/2021


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras