João Anatalino

A Procura da Melhor Resposta

Textos


 
      O EXEMPLO DA CHINA
   
 A economia chinesa, em alguns anos, superará a dos Estados Unidos. Em termos de PIB a China será a maior economia do mundo. Abstraindo o fato de que tamanho de PIB não significa felicidade, o exemplo chinês nos leva a fazer algumas reflexões. Talvez seja o momento de reler o Tao Te King, os Analectos e a Arte da Guerra. O Capital não. Há ficções literárias mais interessantes do que as elucubrações do velho Marx.
Meu enteado foi trabalhar na montagem de uma fábrica de papel na China. Quando lá chegou nos mandou suas impressões: Os chineses inventaram o papel; agora estão chamando brasileiros e alemães para montar fábricas para eles. Tornar-se-ão o primeiro produtor mundial de nos próximos dez anos. Furacões, tufões, terremotos e outros cataclismos do gênero fazem parte do dia a dia deles. Falam uma dúzia de dialetos, alguns deles tão diferentes uns dos outros, mas todos se entendem de alguma forma.  Surpreendeu-se com o fato de os chineses serem tão dinâmicos quanto disciplinados. A China parece um imenso caldeirão fervilhante pelo lado de fora, alimentado por um fogo frio pelo lado de dentro. 
No homem ocidental é fácil ver quando ele está feliz ou infeliz, alegre ou triste, nervoso ou tranquilo, sossegado ou com raiva. Transparece na fisionomia dele. Temos uma linguagem não verbal extremamente explícita. O chinês não. Parece uma estátua de pedra. Uma esfinge. É impossível ler no seu rosto a sua escrita neurolinguística.
Compreendo a perplexidade de um ocidental quando é posto frente a frente com a cultura tradicional do chinês. Afinal, um povo que conseguiu conciliar taoísmo com confucionismo e marxismo é realmente um fenômeno que merece reflexão.
Taoísmo é a filosofia fundada por Lao Tse, filósofo que viveu no século V a C. e que segue a linha da natureza na busca do equilíbrio entre Ying e Yang, o positivo e o negativo. Como é possível ao chinês praticar uma filosofia dessas? Bom, diz Confúcio: através da disciplina, do respeito à autoridade constituída, honrando os ancestrais e trabalhando duro. Confúcio também viveu no século V a.C.
Lao Tsé, Confúcio e Sun Tzu são os nomes mais proeminentes da filosofia chinesa. A maioria dos chineses de hoje talvez nem os conheça, mas vivem segundo seus ensinamentos. E tem gente que pensa que a China é comunista, só porque o partido que governa o país é o Partido Comunista. Mas lá, o que existe mesmo é um Estado que realmente governa. Mais ou menos como a ditadura no tempo de Médici e Gaisel. Não por coincidência, o maior progresso econômico do Brasil se deu no governo desses dois generais. Se os petistas e os bolsonaristas não fossem tão ignorantes e radicais não estariam brigando por ideologias tão sem sentido como direita e esquerda por que no fundo é o que ambos querem. E o que interessa mesmo é o bom resultado. E este, nenhum dos dois lados conseguiu até agora.
 
João Anatalino
Enviado por João Anatalino em 05/05/2021


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras