João Anatalino

A Procura da Melhor Resposta

Textos




Quando um jogador de futebol faz um belo gol, e depois só esporadicamente consegue repetir o feito, ou nunca mais consegue repetir esse resultado, isso pode ter sido um acidente. Acidentes com resultados bons e ruins acontecem para todos nós em algum momento de nossas vidas. Chamamos esses eventos de sorte e azar.
Mas quando esse jogador se torna o artilheiro do campeonato e repete o feito por muitas temporadas, isso não pode ser contabilizado como obra do acaso. Se observarmos bem, existe um padrão no desempenho nas atuações desse jogador que o faz ser bem sucedido em sua especialidade. Ele certamente descobriu como se colocar bem dentro da área, a abrir espaço entre os zagueiros, a driblar, chutar e cabecear com eficiência. Além disso, treinou músculos e mente para agir com rapidez e eficácia quando pega na bola e é atacado pelos seus adversários. Em cada jogo estudou forças e fraquezas dos zagueiros adversários e aprendeu a superá-los com destreza e habilidade. Dele podemos dizer que tem um sistema de jogo que funciona e dá resultado.

Claro que há características específicas em toda pessoa humana que atinge um grau de excelência naquilo que faz. Elas facilitam seu sucesso. Pode-se aceitar que um Pelé, um Ronaldo, um Neymar, Messi, Cristiano Ronaldo e outros craques de sucesso, tenham nascido com um dom específico para jogar futebol, da mesma forma que Tom Jobim, Chico Buarque, Pablo Neruda, Vinicius de Moraes e outros grandes talentos da área tivessem genes que os capacitaram para escrever música ou poesia. Da mesma forma, Einsten e Stephen Hawking podem ter nascido com tendência inata para a física, Mozart para a música, Bill Gattes e Steve Jobs e Silvio para a ganhar dinheiro, Santos para a comunicação etc. Mas nenhum deles teria chegado aos resultados que chegaram, sem ter desenvolvido um processo de execução que os levasse a excelência na carreira em que se notabilizaram.
Uma boa metáfora seria dizer que a estrada do sucesso é traçada pelo teodolito do planejamento, aberta pelo trator do trabalho, pavimentada pelas máquinas do treinamento e sinalizada por placas de orientação que podem ser identificadas como crença,autoconfiança, tenacidade, planejamento e sentido de missão.
Principalmente sentido de missão. Quando nos metemos em uma empreitada e fazemos dela uma missão de vida, não há como fracassar. Quem me disse isso foi um homem chamado Fumio Horii. E nós da APAE de Mogi das Cruzes, acreditamos piamente nisso.
 
João Anatalino
Enviado por João Anatalino em 19/05/2021
Alterado em 19/05/2021


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras