João Anatalino

A Procura da Melhor Resposta

Textos



 
Ladrão que rouba ladrão tem cem anos de perdão, diz a sabedoria popular. Talvez seja a lógica desse ditado que fez a cabeça do Bolsonaro para criar o programa Renda Brasil. Esse programa tem por objetivo transferir renda para a camada mais pobre da população brasileira, com o objetivo de zerar a pobreza em todo o território nacional. A implementação desse projeto começou a ser feita no ano de 2020, com o auxilio financeiro dado às pessoas atingidas pelo desemprego causado pela pandemia do Corona Vírus. A intenção do governo era aproveitar esse auxílio para implementar um programa que pudesse substituir o Bolsa Família, aumentando o valor repassado e beneficiando um número maior de pessoas em situação de vulnerabilidade social. No bojo desse projeto o governo concederia um auxílio financeiro para esse público e ao mesmo tempo implementaria políticas públicas de incentivo à empregabilidade, saúde e educação. Funcionaria em modelo similar ao Bolsa Família, mas garantiria a permanência dos beneficiados no mercado de trabalho, o que este último não faz. Entre as propostas contempladas nesse projeto, está a tentativa de ofertar empregos através do programa Carteira Verde e Amarela, no qual o cidadão de baixa renda receberia auxílio financeiro enquanto vivenciasse um período de estágio no mercado.
O Bolsa Família, como sabemos, foi instituído pelo PT e ajudou os petistas a se elegerem. Por isso foi muito criticado pelo candidato Jair Bolsonaro na sua campanha para a Presidência da República. Na concepção dele e de seus apoiadores tratava-se de uma “esmola” concedida pelo PT a uma parcela da população brasileira com fins meramente eleitoreiros. Além disso, na concepção liberal dos bolsonaristas, era um incentivo á preguiça e à vagabundagem, pois não exigia nenhuma contraparte dos beneficiados.
É importante lembrar que o Bolsa Família não foi uma inovação lançada pelo PT. Na verdade, tratou-se apenas de aperfeiçoar um programa criado no governo Fernando Henrique Cardoso para incentivar famílias de baixa renda a colocar seus filhos na escola, diminuindo, com isso, o trabalho infantil. O PT aproveitou a ideia e ampliou o alcance social e econômico do projeto.
É exatamente o que o governo Bolsonaro quer fazer agora. Aproveitar um projeto que ele e seus apoiadores criticavam para melhorar sua desgastada imagem junto à população mais vulnerável, que diga-se de passagem, constitui uma grande parte do eleitorado que irá votar em 2022 para presidente.  
Onde foi parar a ideologia bolsonarista que abominava os programas sociais do PT só Deus sabe. Aliás, quando se trata de defender os próprios interesses, tudo é válido. Inclusive renegar as próprias crenças e roubar ideias alheias.  
Desonestidade intelectual pode não ser tão abominável quanto a comportamental, mas continua a ser desonestidade. Segundo Platão é dela que procedem todos os vícios. Ele tinha razão, pois ela é como uma ferrugem que corrói todos os nossos escrúpulos.
 
João Anatalino
Enviado por João Anatalino em 10/08/2021
Alterado em 10/08/2021


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras